Alunas da rede municipal de ensino são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Geografia

Iniciativa é uma parceria entre Unifal e Unicam; classificação é inédita no município

Alunas da rede municipal de ensino são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Geografia

Pela primeira vez, estudantes da EMEFM Mário Borelli Thomaz, localizada no Centro da cidade, se inscreveram para participar da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e já obtiveram medalha de prata na classificação geral. A equipe inscrita foi formada pelas alunas Ana Laura Tavares, Beatriz Locateli Oliveira e Stephany Beatriz Pucci, todas do 9º ano H da unidade educacional, sob a orientação do professor Nilson Módulo. As provas aconteceram entre 7 e 23 de agosto.

A Olimpíada Brasileira de Geografia é uma iniciativa do Instituto Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Alfenas – MG (Unifal), em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e tem como objetivo a valorização e a defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando sua amplitude como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea, e também indicando potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social.

A OBG é realizada desde 2015, estruturada em partes: etapas online e etapa presencial. Os estudantes participantes devem demonstrar sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado. E embora o evento características predominantemente competitiva, o objetivo maior é criar um espaço de colaboração, crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

Segundo a Direção da unidade educacional, as alunas demonstraram interesse e entusiasmo pela competição desde o início do processo. Além disso, elas receberam orientações em estudos extraclasse sobre os conteúdos que seriam abordados nas provas: climatologia, sensoriamento remoto, uso e ocupação do solo, urbanização, movimentos migratórios e outros.

"O caminho percorrido em torno da Olimpíada Brasileira de Geografia possibilitou a oportunidade de desbravarmos não só barreiras do conhecimento, mas também aprendermos a importância da cooperação em grupo no aprimoramento de conhecimentos", afirmou a aluna Beatriz Locateli Oliveira. Sua colega Stephany Beatriz Pucci afirmou que "parecia ser muito difícil, num primeiro momento, mas que com estudos, dedicação e orientação as resoluções das provas tornaram-se possíveis".

Já a aluna Ana Laura Tavares afirmou que "a participação na Olimpíada foi muito interessante porque proporcionou um ambiente possível para o aprimoramento de habilidades e ao mesmo tempo fortaleceu valores como o trabalho em equipe, servindo de exemplo para outros alunos que desejem participar da próxima edição".

A Secretaria de Educação parabeniza as alunas pelo excelente desempenho, assim como o professor orientador e toda a equipe pedagógica da unidade educacional, pelo trabalho desenvolvido, sendo motivo de orgulho e satisfação para toda a rede municipal de ensino.