BRK passa a tratar 100% do esgoto de Porto Ferreira e insere a cidade no seleto grupo de municípios brasileiros com saneamento universalizado

Módulo 3 das obras de ampliação da ETE Fazendinha entrou em funcionamento na sexta-feira, dia 27. Duas estações elevatórias, Lagoa Serena e Cristo, fazem parte do projeto e já operam

BRK passa a tratar 100% do esgoto de Porto Ferreira e insere a cidade no seleto grupo de municípios brasileiros com saneamento universalizado

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, iniciou na sexta-feira (27), às 11h30, a operação do novo módulo 3 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha. Desde então, 100% do esgoto coletado em toda a área urbana da cidade passou a receber o devido tratamento antes de retornar ao meio ambiente. Aliado ao abastecimento com água tratada e de qualidade em toda a cidade, Porto Ferreira foi inserida em um seleto grupo de municípios brasileiros com o saneamento universalizado.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Trata Brasil, apenas 18 municípios entre as 100 maiores cidades do país tratam mais de 80% do próprio esgoto. O Marco do Saneamento prevê que todas as cidades brasileiras atinjam tal performance até 2033.

"A universalização do tratamento de esgoto é um privilégio e uma conquista que merece ser comemorada pela população de Porto Ferreira. Fruto de investimentos da concessionária e de muito planejamento, essa benfeitoria vai impactar de forma positiva o cotidiano dos ferreirenses. Ter 100% do esgoto coletado e tratado é uma questão de saúde pública, pois assim é possível reduzir a contaminação e a transmissão de doenças, além da preservação plena do nosso meio ambiente", destaca Fernando Mangabeira, diretor da BRK no interior de São Paulo.

As obras de ampliação da ETE Fazendinha tiveram como objetivo modernizar e aumentar a capacidade média de tratamento da unidade, que saltou de 88 litros por segundo para os atuais 133 litros por segundo com o funcionamento do módulo 3. Além da construção do novo módulo de tratamento (que se junta aos outros dois já existentes), o aumento na capacidade exigiu a total reformulação do tratamento preliminar.

Fizeram parte do projeto ainda a montagem de um novo sistema de desarenação e de um novo separador trifásico, responsável pelo tratamento microbiológico, além da melhoria do sistema elétrico e a automação da operação. Também foram instalados tanques de produtos químicos e construída uma caixa divisória de vazão, que é responsável por distribuir o volume de efluentes entre os três módulos do tratamento. Tudo isso passou a funcionar na sexta-feira.

"Cumprimos assim a nossa missão que é levar o saneamento a todo o município com eficiência e qualidade, tanto no abastecimento de água como no tratamento do esgoto", afirma Christian Fonseca, diretor de operações da BRK.

Novo módulo de tratamento e duas novas elevatórias

Desde que a ampliação da ETE Fazendinha foi iniciada, em 21 de novembro de 2022, foram 280 dias de obras até que o novo módulo estivesse em condições para operar. Além dele, também foi fundamental a construção de duas novas estações elevatórias de esgoto e suas respectivas linhas de recalque, necessárias para que o sistema fosse universalizado. A EEE Lagoa Serena foi a primeira a operar, no dia 10 de outubro. A EEE Cristo entrou em operação também na sexta-feira, dia 27, pela manhã.

A EEE Lagoa Serena, que fica na rua Hugo Girotto, próximo à rua Pedro Tiziane, bombeia o esgoto gerado pelos imóveis do bairro de mesmo nome até uma outra elevatória, a EEE Sibila, que então direciona os efluentes até a ETE Fazendinha. Para este sistema, que tem capacidade para transportar 20 litros por segundo, foram implantados 478 metros de novas redes de esgoto.

No?sistema Cristo, a nova estação elevatória fica na rua Totó Ramos, próximo ao cruzamento com a avenida Ângelo Ramos, no bairro Santa Cruz. Por ela passa agora todo o esgoto gerado pelos imóveis que ficam à margem direita do rio Mogi Guaçu. Esse efluente é bombeado diretamente para a estação de tratamento Fazendinha. São 40,2 litros de esgoto por segundo transportados por 1.870 metros de uma nova tubulação de recalque e 506 metros de redes de coleta de esgoto.

"Todas as ações tiveram como objetivo final proporcionar a Porto Ferreira a plenitude no tratamento do esgoto e, assim, elevar a cidade a uma condição que poucos municípios do Brasil têm hoje. Um trabalho árduo e que, agora, renderá bons frutos a toda a população", frisa Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.

Telefone 0800 e WhatsApp para solicitações

É possível saber como foi todo o processo de ampliação da ETE Fazendinha no site da BRK ou ainda por meio das redes sociais da concessionária.

Para a solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza os contatos via telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas, e pelo WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.