Porto Ferreira teve o outubro mais chuvoso desde que Defesa Civil passou a fazer medição

O Inmet concluiu, na última segunda-feira (30), a previsão do tempo para as próximas semanas

Porto Ferreira teve o outubro mais chuvoso desde que Defesa Civil passou a fazer medição

Porto Ferreira recebeu cerca de 300 milímetros de chuva durante o mês de outubro. Os dados são da Defesa Civil do município e indicam um recorde para o período desde que o órgão passou a fazer a medição pluviométrica, em 1991.

Até então a média para o mês de outubro era de 113 mm. Assim, a partir de agora essa média vai subir e ficar em torno de 120 mm.

Segundo a Defesa Civil, o dia do mês que recebeu mais chuvas foi a última sexta-feira (27), com 54 mm. Outras datas também muito chuvosas foram os dias 2 (41,2 mm), 9 (44 mm) e 28 (45,6 mm).

Com muita água caindo, o nível do rio Moji-Guaçu igualmente se elevou. Começou o mês com 1,34 metro e terminou com 2,40 m, sendo que a maior elevação foi registrada no dia 10, com 3,33 m.

Esse fenômeno de aumento das precipitações atingiu todo o Brasil, segundo diversas fontes que publicaram resultados das chuvas em outubro esta semana.

Na capital paulista, por exemplo, foi o mês de outubro mais chuvoso em 80 anos. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o acumulado chegou aos 356 mm, e a marca anterior no mesmo mês havia sido batida em 1969, quando foi de 237,9 mm.

Previsão – O Inmet concluiu, na última segunda-feira (30), a previsão do tempo para as próximas semanas. Na primeira, entre os dias 30/10 e 06/11, os maiores volumes de chuva estão previstos para o noroeste e centro-sul do País, especialmente na Região Sul.

Já na Região Sudeste, uma massa de ar quente e úmida deve se manter no decorrer da semana, o que deve favorecer acumulados expressivos em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais, com valores que podem ultrapassar 60 mm. A partir desta sexta-feira, a possível formação de um canal de umidade ao norte do Espírito Santo e de Minas Gerais deverá provocar chuva passageira.

Na segunda semana, entre os dias 7 e 15 de novembro, a previsão é de grandes acumulados de chuva, maiores que 60 milímetros (mm), mais ao norte do País. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de chuva passageira, que não deve ultrapassar 30 mm, especialmente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.