Clero Diocesano de Limeira fortalece sua espiritualidade na semana de formação teológico-pastoral em Itaici/SP

Uma jornada de compreensão e renovação da liturgia para servir melhor a comunidade

Clero Diocesano de Limeira fortalece sua espiritualidade na semana de formação teológico-pastoral em Itaici/SP

Em um clima de fraternidade e comunhão, os presbíteros da Diocese de Limeira se reuniram na Semana Anual de Formação Teológico-pastoral, ocorrida no Mosteiro Jesuíta em Itaici, Indaiatuba/SP, entre os dias 24 a 26 de outubro de 2023. O evento contou com a presença do Bispo diocesano Dom José Roberto Fortes Palau e do Bispo da Diocese de Bragança Paulista/SP, Dom Sérgio Aparecido Colombo.

Durante esses dias, Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá/PR, especialista em Liturgia e um dos responsáveis pela aprovação da nova tradução do Missal Romano, assessorou os presbíteros. Ele elucidou as mudanças e a importância da liturgia na vida da Igreja como memorial do Senhor. A nova tradução, aprovada em março de 2023, será obrigatória a partir do primeiro domingo do advento em todo o Brasil.

Dom Edmar destacou que a liturgia é um manancial de experiência do mistério pascal, não apenas uma doutrina a ser compreendida. Ele também apresentou as mudanças significativas na nova tradução do Missal, enfatizando que o rito da Missa permanece o mesmo, com a ênfase na tradução mais fiel dos textos originais para o Português.

Além disso, a terceira edição típica do Missal trouxe acréscimos, como novos prefácios e formulários litúrgicos para santos brasileiros canonizados recentemente. Uma das notáveis atualizações foi na Oração Eucarística I (Cânon Romano), que realçou a profundidade do mistério celebrado.

Os dias de estudo e atualização culminaram com uma exortação à confiança na graça de Deus e no amor à liturgia. Os bispos agradeceram a presença expressiva do clero e instaram os padres a compartilhar os aprendizados adquiridos com suas comunidades. O próximo encontro do presbitério diocesano está previsto para o início de novembro.