Educação empreendedora: transformando Porto Ferreira

Educação empreendedora: transformando Porto Ferreira

Porto Ferreira, 21/10/2023 - Na manhã ensolarada da Praça da Matriz, o Professor Alexandre conduziu uma entrevista especial com Keila Marcondes, Chefe de Divisão da Secretaria de Educação de Porto Ferreira. O foco da conversa foi o ambicioso projeto de Educação Empreendedora nas escolas do município, conhecido como GEP (Geração de Empreendedores na Prática).

O projeto GEP é um exemplo notável de como o empreendedorismo pode transformar não apenas a educação, mas também a comunidade em geral. A seguir, as palavras de Keila Marcondes destacando a importância desse programa para Porto Ferreira:

Professor Alexandre (PA): Bom dia, estamos aqui diretamente da Praça da Matriz, aqui no município de Porto Ferreira, e aqui a gente vai fazer um pequeno bate-papo rapidamente com a chefe de divisão, Keila Marcondes, explicando um pouco desse belo projeto aqui do município, que é o GEP, que é a questão do empreendedorismo nas escolas. Professora Keila, gostaria que a senhora discorresse um pouco da importância dessa atividade, não só para a educação empreendedora, mas também para o nosso município, já que hoje a gente tem dezenas de famílias aqui contribuindo nesse sábado tão especial para o nosso município.

Keila Marcondes (KM): Bom dia, o trabalho para a educação empreendedora começa na realidade com um projeto de lei que se transforma em lei em 2017, onde pelo executivo indica-se a criação das disciplinas, componente curricular de educação empreendedora. Na época, a gente consegue fazer a parceria junto ao SEBRAE e em 2018 a gente tem o primeiro momento da educação empreendedora no município, mas com escolas-pilotos. Em 2019 é que a gente realmente coloca esse projeto em prática, onde a gente culmina com o grande projeto final que é a feira. Mas antes de a gente chegar na feira aqui na Praça, a gente tem todo um trabalho realizado pelas unidades educacionais de primeiro ao quinto ano, de sexto ao nono e no caso da Mário Eurelia, a gente também tem esses projetos sociais junto ao ensino médio, onde os professores vão trabalhando ao longo do ano os comportamentos empreendedores, a questão do planejamento, da organização, do trabalho coletivo e das parcerias e desenvolvendo projetos que culminam então nessa feira. Na feira, a gente tem do primeiro ao quinto ano lojas, onde eles fazem vendas de produtos que eles produziram ao longo desse ano de disciplina, de componente curricular, e do sexto ao nono a gente tem também lojas de artesanato sustentável e também a gente tem projetos sociais, e no ensino médio também é a mesma coisa. Então, aqui é um momento de culminância, é um momento onde as crianças, os adolescentes conseguem trazer pra população participar junto desse projeto que inicia-se dentro do âmbito da escola, mas que a gente extrapola os portões, porque traz esse comportamento, esse olhar coletivo que eles aprendem lá também pra sociedade.

PA: Professora Keila, as suas considerações finais sobre esse evento, mas eu gostaria também que a senhora deixasse um recado para a comunidade Ferreirense em relação à importância de tantos projetos voltados principalmente à questão ambiental que a gente tá vendo e o quanto isso é importante, que saia da escola, tanto dos ciclos que a senhora colocou, mas que a gente tá vendo aqui a participação das famílias também, como isso é importante pra vocês da Secretaria de Educação?

KM: Com certeza, na realidade os projetos educacionais, eles só fazem sentido quando a gente começa ele na escola e ele extrapola, como eu disse, os portões e vem pra sociedade. Em primeiro lugar, eu acho que isso aqui é um resultado do trabalho dos professores, isso aqui é do ano inteiro, do trabalho desenvolvido, dessa conscientização. Muito dos projetos dentro da educação empreendedora está voltado para a questão ambiental, sustentável, de como a gente consegue realmente trazer isso pra nossa sociedade. Quando a gente traz a família aqui participar, pra além desse momento de descontração que é a venda, muito mais do que isso, a gente tá aqui trabalhando realmente com os pilares de uma educação mais emancipatória, mais consciente, de cuidado com o meio ambiente, então é trazer realmente a sociedade junto à escola. Mas esse resultado aqui, para além da parceria com o SEBRAE, da Prefeitura, é resultado da comunidade escolar, que a gente consegue então hoje mostrar pra comunidade de Porto Ferreira todo o trabalho que foi desenvolvido pelas escolas nesse quase um ano de trabalho.

Essa iniciativa educacional é um exemplo inspirador de como o empreendedorismo pode ser incorporado na educação, ajudando a formar cidadãos conscientes, comprometidos com o meio ambiente e preparados para enfrentar os desafios do futuro. A participação das famílias torna esse projeto ainda mais significativo, promovendo uma educação verdadeiramente coletiva.

Com reportagem de Alexandre, para a Rádio Comunidade FM de Porto Ferreira.