BRK inicia operação da elevatória Lagoa Serena e dá novo passo rumo à universalização do saneamento em Porto Ferreira

Previsão é que ampliação da ETE Fazendinha entre em funcionamento no dia 27 de outubro, elevando para 100% o índice de tratamento de esgoto no município

BRK inicia operação da elevatória Lagoa Serena e dá novo passo rumo à universalização do saneamento em Porto Ferreira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, iniciou na terça-feira (10) a operação da nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Lagoa Serena. As construções desta estação e da EEE Cristo, com suas respectivas linhas de recalque, fizeram parte das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município para a universalização do serviço na cidade. Até o final de outubro, os trabalhos devem ser finalizados também na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, fazendo com que 100% do esgoto gerado e já coletado na área urbana do município, seja também devidamente tratado.

Construída na rua Hugo Girotto, próximo à rua Pedro Tiziane, a EEE Lagoa Serena já bombeia desde terça-feira o esgoto gerado pelos imóveis do bairro de mesmo nome até uma outra elevatória, a EEE Sibila, que direciona os efluentes até a ETE Fazendinha. Neste sistema foram implantados 478 metros de novas redes de esgoto e sua capacidade é para 20 litros de esgoto por segundo.

No?sistema Cristo foi construída uma nova estação elevatória na rua Totó Ramos, próximo ao cruzamento com a avenida Ângelo Ramos, no bairro Santa Cruz. Por ela passará todo o esgoto gerado pelos imóveis que ficam à margem direita do rio Mogi Guaçu, que será bombeado diretamente à estação de tratamento Fazendinha. Serão 40,2 litros de esgoto por segundo. No sistema foram implantados 1.870 metros da tubulação de recalque e 506 metros de redes de coleta de esgoto.

A nova EEE Cristo tem previsão para entrar em operação no dia 27 de outubro, mesma data estimada para que a ampliação da ETE Fazendinha através da construção do módulo 3 também passe a funcionar. As duas ações são as últimas para concluir o processo de universalização do sistema de esgotamento sanitário do município, garantindo assim que 100% dos efluentes gerados sejam devidamente tratados.

Aumento de 50% na capacidade de tratamento

As obras de ampliação da ETE Fazendinha foram projetadas para modernizar e aumentar a atual capacidade média de tratamento da unidade, que é atualmente de 88 litros por segundo, para 133 litros por segundo. O aumento de 50% na capacidade incluiu, além da construção de um novo módulo de tratamento (que se junta aos outros dois já existente), a total reformulação do tratamento preliminar.

Também fizeram parte do projeto ações como a montagem de um novo sistema de desarenação e de um novo separador trifásico, responsável pelo tratamento microbiológico, além da melhoria do sistema elétrico e automação para dar suporte à ampliação da operação, a instalação de tanques de produtos químicos e a construção de uma caixa divisória de vazão, que será utilizada para distribuir o volume de efluentes entre os módulos do tratamento.

Telefone 0800 e WhatsApp para solicitações

Para a solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza os contatos via telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas, e pelo WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h