BRK orienta alunos de Porto Ferreira sobre destinação correta do óleo de cozinha usado

Por meio do Programa Olho vivo, empresa realizou quatro palestras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para levar conscientização ambiental a estudantes do município.

BRK orienta alunos de Porto Ferreira sobre destinação correta do óleo de cozinha usado

A BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, em parceria com Secretaria Municipal de Educação e a empresa Planeta Azul, levou no mês de setembro o programa Olho Vivo até 495 alunos de duas escolas da rede pública da cidade. A iniciativa reforça conceitos ambientais e mostra como o óleo de cozinha pode ser um dos maiores vilões do meio ambiente e das redes de esgoto. O objetivo é orientar os alunos sobre a importância do descarte adequado do produto depois de usado.? ?

Isso porque, ao ser descartado irregularmente em pias, ralos, tanques ou mesmo em vasos sanitários, o óleo tende a solidificar e se fixar nas paredes das tubulações, ficando retido em forma de gordura, podendo resultar em sérios problemas. Ocorre que a estrutura pública de esgotamento sanitário da cidade é dimensionada e construída com objetivo de coletar, afastar e tratar, exclusivamente, os efluentes domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.).

O óleo que fica encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto tende a dificultar a passagem do efluente, podendo provocar o entupimento das redes e outros dois agravantes: o retorno de esgoto nos imóveis ou ainda o rompimento da tubulação.? ?

No total, foram realizadas quatro palestras para demonstrar que, com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reciclado, servindo de matéria-prima em indústrias da região, que o utilizam para a produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.??

"Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. O programa incentiva o descarte adequado do óleo de cozinha usado por meio da coleta domiciliar e gratuita desse resíduo", destaca Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK.?

Estratégia contínua de preservação ambiental

Por meio do projeto é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo de cozinha usado no solo, nos cursos d"água e nas redes de esgoto.??? ??

"A orientação é que, após o uso, os moradores armazenem o óleo já frio em garrafas plásticas e levem até um dos pontos de coleta da cidade. Somente em setembro, foram 35 litros coletados", complementa a gerente.??

Nas palestras do programa, os participantes são orientados a armazenarem o óleo de cozinha usado em garrafas pet e levá-lo a um dos pontos de coleta para que possa ter posteriormente o correto destino. A iniciativa visa impedir que o produto contamine o solo e cursos d"água e que cause danos à rede pública de esgoto.

A lista completa dos pontos de coleta está disponível no site da concessionária: https://www.brkambiental.com.br/porto-ferreira/coleta-de-oleo-1.

Agendamento de palestras???

Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail [email protected]. As atividades são disponibilizadas de forma presencial e on-line.?

Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.