Operação Dia da Árvore Resulta em Prisão por Caça Ilegal com Arma de Fogo em Itápolis

Policiamento Ambiental de Ibitinga atua contra caçadores clandestinos durante ação de preservação ambiental

Operação Dia da Árvore Resulta em Prisão por Caça Ilegal com Arma de Fogo em Itápolis

Durante a Operação Dia da Árvore realizada no último domingo, uma equipe do Policiamento Ambiental da cidade de Ibitinga se deparou com uma situação chocante em uma estrada rural próxima a Itápolis. O que inicialmente parecia ser uma perseguição de rotina a um motociclista em fuga, rapidamente se transformou em uma prisão por caça ilegal e porte de arma de fogo.

A equipe de Policiamento Ambiental estava em plena operação de proteção ambiental quando receberam informações sobre uma perseguição em andamento pelo Policiamento de área de Itápolis. Ao oferecer apoio, eles conseguiram interceptar o motociclista, que estava em posse de um fuzil calibre .22 e oito munições no carregador.

O indivíduo alegou estar caçando javalis, mas admitiu que não possuía autorização para caçar naquele local. Quando os policiais inspecionaram a capa de proteção da espingarda, encontraram mais 47 cartuchos intactos. Além disso, o suspeito afirmou possuir o Cadastro Técnico Federal (CTF), mas não estava portando o documento no momento da abordagem.

É importante destacar que, apesar da tentativa de caça ilegal, nenhum animal silvestre havia sido abatido no momento da prisão. O infrator foi detido e levado ao plantão policial de Itápolis, onde ficou à disposição da autoridade judiciária para as devidas providências legais. A arma de fogo e as munições foram apreendidas.

Do ponto de vista administrativo, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental com base no artigo 25 da Resolução SIMA 05/21, que trata da caça de animais silvestres nativos sem a devida autorização do órgão ambiental competente, com a penalidade de multa simples. Além disso, o infrator "in tese" poderá responder ao artigo 29 da Lei Federal 9605/98, que diz respeito a crimes ambientais.

A ação da equipe de Policiamento Ambiental demonstra o compromisso das autoridades com a preservação da fauna e flora da região, bem como com o combate à caça ilegal e ao porte de armas de fogo em áreas ambientalmente sensíveis. A Operação Dia da Árvore continua em andamento, reforçando o empenho das forças policiais na proteção do meio ambiente.