Canil de Pit Monsters é alvo de ação policial por maus tratos a cachorros em Araraquara

Polícia Militar Ambiental age contra atos de crueldade animal em canil especializado na raça Pit Monster

Canil de Pit Monsters é alvo de ação policial por maus tratos a cachorros em Araraquara

Na manhã do dia 23 de agosto de 2023, a Polícia Militar Ambiental de Araraquara desencadeou uma diligência em uma residência situada no bairro Altos do Pinheiro, na cidade de Araraquara. A ação tinha como objetivo dar cumprimento a um ofício emitido pelo Ministério Público de São Carlos, que relatava denúncias de maus tratos a cachorros ocorrendo no local.

A equipe policial, ao adentrar a propriedade, constatou que o endereço abrigava um canil especializado na criação e comercialização da raça Pit Monster. No interior do estabelecimento foram encontrados quatro cachorros, sendo três adultos e um filhote. Apesar de receberem água limpa, alimentação adequada e estarem em um ambiente higienizado e arejado, os animais apresentavam evidências preocupantes de maus tratos.


Chamou a atenção dos policiais o fato de que as orelhas dos cachorros estavam cortadas, um procedimento que é proibido por lei desde 2008, quando o Conselho Federal de Medicina Veterinária emitiu uma resolução proibindo a mutilação de orelhas de cachorros e gatos para fins estéticos. O filhote, em particular, ainda apresentava suturas decorrentes da prática ilegal.

Além disso, foram encontrados diversos instrumentos cirúrgicos e medicações específicas para a realização desses procedimentos de mutilação e cicatrização. Diante dessas evidências, a situação de maus tratos ficou claramente caracterizada.

Com base na Resolução SIMA 05/2021, artigo 29, que versa sobre infrações ambientais, a Polícia Militar Ambiental lavrou um auto de infração em nome do proprietário do canil, no valor total de R$ 24.000,00. Os animais, os instrumentos cirúrgicos e as medicações foram apreendidos de forma concomitante.

Tendo em vista a ausência do proprietário no momento da ação, os fatos foram comunicados à autoridade policial competente. Esta lavrou um boletim de ocorrência e acionou a polícia científica para a devida investigação e prosseguimento do caso.

A ação da Polícia Militar Ambiental reforça a importância da proteção dos animais e do combate aos maus tratos, garantindo que os infratores sejam responsabilizados de acordo com a legislação vigente.