Família desabrigada por causa de incêndio continua em busca de ajuda para reconstruir a vida

E por mais que não haja vítima, a perda traz uma sensação de desespero e impotência

Família desabrigada por causa de incêndio continua em busca de ajuda para reconstruir a vida

Os incêndios em residências são um problema significativo em muitas partes do mundo e podem resultar em danos materiais, lesões e perdas de vidas humanas. Vários fatores podem contribuir para o aumento ou diminuição do número de incêndios residenciais em diferentes regiões, como o desenvolvimento urbano, a conscientização sobre a segurança contra incêndios, as medidas preventivas adotadas pelos residentes e a prontidão dos serviços de combate a incêndios. Recentemente foi noticiado pela imprensa local, onde um jovem com deficiência intelectual colocou fogo na residência de sua mãe no Jardim Centenário, em Porto Ferreira. Joelson, o tio do jovem, conta que houve um desentendimento entre ele e um irmão e após a briga, ele acabou colocando fogo na residência. Joelson não sabe dizer se seu sobrinho entrou em surto, mas que ele está no hospital municipal de Porto Ferreira, aguardando uma vaga para internação em Araraquara e a mãe o acompanha.

Além do jovem e sua mãe Gildete, na residência morava mais cinco pessoas, sendo um adolescente e os outros quatro, crianças. Joelson informou que a irmã foi morar em uma casa cedida na Vila Real, propriedade do avô de uma das crianças, mas não sabe até quando poderá ficar abrigada na residência. Por isso, pede apoio para reconstrução, pois a casa foi condenada pela Defesa Civil e precisa ser demolida, para iniciar desde o alicerce. "Nós da família estamos fazendo de tudo para tentar ajudar ela a recomeçar. Mas é difícil, porque nossa família não tem tanta condição financeira para isso. Então, gostaria de pedir ajuda as pessoas que podem ajudar, para que minha irmã volte em segurança para casa com seus filhos", solicita Joelson.

Apesar da destruição que o fogo causou, não houve vítimas, somente houve perdas matérias e ele conta que a irmã ganhou praticamente tudo, tendo necessidade ainda de guarda-roupas, armários e materiais para construção da casa. Os interessados em ajudá-los, poderão entrar em contato com Joelson pelo telefone e whatsapp: (19)98834-0595.

Mesmo em época de inverno, o risco de incêndios são constantes. Para prevenir incêndios durante o inverno, é recomendável adotar medidas como: Garantir uma boa limpeza das áreas próximas às construções, removendo folhas secas, galhos caídos e outros materiais inflamáveis. Evitar a queima de lixo ou detritos ao ar livre, especialmente em áreas propensas a incêndios. Utilizar lareiras e fogões a lenha com cuidado, garantindo que estejam em bom estado e utilizando proteções adequadas. Ter cuidado ao descartar cinzas quentes, pois elas podem permanecer incandescentes por um período de tempo. Por fim, educar a população sobre a importância da prevenção de incêndios e promover práticas seguras. Lembrando que essas medidas são apenas sugestões gerais e que a prevenção e o combate a incêndios devem ser coordenados por órgãos competentes, como bombeiros e autoridades especializadas em incêndios, que possuem conhecimentos e recursos específicos para lidar com essa questão.

Casos como o que aconteceu com a residência no bairro do Jardim Centenário, podem ocorrer com maior frequência em residências com pouca ou sem nenhuma estrutura. E por mais que não haja vítima, a perda traz uma sensação de desespero e impotência, conforme lamentou Joelson. Isso desestrutura toda uma família, porque o recomeçar após incêndio pode trazer consequências emocionais e psicológicas para os afetados. Portanto, é necessário encontrar força e resiliência para superar essas dificuldades. A assistência do governo, organizações sem fins lucrativos, seguro e o apoio da comunidade podem desempenhar um papel fundamental na recuperação e na construção de uma nova vida.