Dia do Leiturista: profissional essencial para a prestação dos serviços de saneamento

Por mês, eles percorrem 400 quilômetros e visitam cerca de 22 mil imóveis em Porto Ferreira

Dia do Leiturista: profissional essencial para a prestação dos serviços de saneamento

Garantir o atendimento com excelência é parte do compromisso da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira. E, nesta quinta-feira (20), data em que se comemora o Dia do Leiturista, a empresa destaca a importância desse profissional que é um dos responsáveis pela aproximação entre a companhia e os clientes.

Em Porto Ferreira, a BRK conta com seis profissionais que realizam o serviço de maneira setorizada, ou seja, por bairros da cidade. Todos os dias, os leituristas da concessionária visitam cerca de um mil e cem imóveis e, em cada visita, verificam o consumo do cliente no hidrômetro instalado no imóvel e digitam os valores no coletor de leitura, equipamento responsável por registrar o dado e enviá-lo ao sistema de gestão de serviços comerciais. Após o registro, a conta é impressa e imediatamente entregue ao cliente.

Embora pareça uma tarefa simples, são diversos os obstáculos, como chuva, cães bravos e locais de difícil acesso. Além disso, a própria leitura do hidrômetro pode ser prejudicada pela existência de lixo e poeira nas proximidades do visor, mato alto ou outras barreiras que dificultam o acesso até o cavalete.

Para além da entrega das faturas, os leituristas são os olhos da empresa nas ruas da cidade e a mão amiga dos clientes - que orienta, ajuda na identificação de vazamentos e a necessidade de troca de hidrômetro, dentre outras ações que contribuem para a manutenção dos serviços prestados.

"Há casos em que chega uma fatura muito alta e o cliente, sem informação, fica desesperado e recorre a nós porque vamos na casa deles todo mês. Eles tiram dúvida e explicamos passo a passo o que fazer", explica Maicom Rodrigues, leiturista na cidade.

Cada leiturista percorre mensalmente cerca de 66 quilômetros a pé, visitando residências, indústrias, prédios e comércios para realizar a medição individual do consumo de água?e esgoto nos imóveis da cidade e não mede esforços para desempenhar uma função essencial para o setor de saneamento.

"É muito satisfatório poder auxiliar o cliente no que ele necessita. Às vezes, ele não tem condições de ir até a unidade e através do nosso conhecimento em campo, nós conseguimos alcançar a satisfação tanto do cliente, quanto a nossa em ajudar", relata Thaís Souza, agente comercial no município.

Neste Dia do Leiturista, devemos valorizar os profissionais que exercem suas atividades com dedicação e estão na linha de frente para a prestação dos serviços de saneamento, desempenhando um serviço essencial para a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.