Dom Portinho e a importância da informação: por que escolhemos um grilo luminoso como mascote?

Conheça a história por trás da criação de Dom Portinho, o mascote do Jornal do Porto, e entenda como ele simboliza a importância da informação e da formação de uma sociedade mais crítica e consciente

Dom Portinho e a importância da informação: por que escolhemos um grilo luminoso como mascote?

Olá, queridos leitores!

Muitos de vocês já devem ter notado a presença do nosso mascote, Dom Portinho, em nossas páginas. E pode ser que alguns se perguntem: por que escolhemos um grilo luminoso para representar o nosso jornal?

Bom, a resposta é bem simples: assim como o pirilampo, o jornal tem o poder de iluminar as mentes e trazer informações relevantes para a sociedade. E essa ideia foi o ponto de partida para a criação do nosso amado mascote.

A professora Dirlene, que na década de 80 desenvolveu uma página infantil em nosso Semanário impresso, apresentou a ideia de um grilo parecido com um vagalume, mas que lembrava um pirilampo. E foi a partir desse esboço que surgiu Dom Portinho, o grilo luminoso que nos acompanha há tantos anos.

Mas não escolhemos um simples grilo para representar o jornal. O fato de ele brilhar na noite pode ser associado à importância da informação em momentos de escuridão e falta de clareza. E assim como o pirilampo, que emite sua própria luz, o jornal também traz informações valiosas que ajudam a clarear as ideias e formar um pensamento crítico.

Além disso, escolhemos um mascote infantil porque acreditamos que a leitura é fundamental desde cedo. Queremos incentivar as crianças a desenvolverem o hábito de se informar e de construir um pensamento independente. Afinal, elas são o futuro da nossa sociedade.

Por isso, sempre que virem Dom Portinho em nossas páginas, lembrem-se que ele é muito mais do que um simples grilo. Ele é o símbolo da importância da informação, do conhecimento e da formação de uma sociedade mais crítica e consciente.

Esperamos que vocês continuem nos acompanhando e que sempre encontrem em nosso jornal a luz que precisam para se informar e crescer como cidadãos.

Um abraço.