Doodle do Google homenageia Ano Bissexto: mas você sabe o que é isso?

Doodle do Google homenageia Ano Bissexto: mas você sabe o que é isso?

O Ano bissexto ocorre a cada quatro anos e, basicamente, é acrescentado um dia a mais no calendário gregoriano. Isso significa que, em 2020, teremos 366 dias no ano, e não os tradicionais 365 dias.

O Doodle do Google repete o significado da ilustração que a empresa publicou em 2016, que também foi ano bissexto, que faz alusão ao 'Leap Year', conhecido popularmente como 'Ano do Pulo' nos Estados Unidos.

A imagem traz o número 29 pulando entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março, balançando-os respectivamente. A ideia, basicamente, é dizer que o dia extra do ano balança os demais:

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Doodle do Google em homenagem ao Ano bissexto (Foto: Google)

Afinal, o que é o Ano bissexto?

A cada quatro anos é adicionado um dia a mais no calendário gregoriano, tradicionalmente, o 29 de fevereiro, mês que costuma ir até o dia 28 em anos não-bissexto. Essa é uma tentativa de melhorar a precisão do calendário ocidental para mantê-lo sincronizado com as rotações da Terra ao redor do Sol e com outros eventos astronômicos, como os equinócios e solstícios.

Basicamente, o ano bissexto corrige a margem de erro que envolve horas excedentes em anos não-bissextos. Em um ano com 365 dias, temos, na verdade, 365,2422 dias, com excedente de 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. O calendário com 366 dias corrige o excedente de 0,2422 ao final.

Por fim, o ano bissexto serve para compensar essas horas extras que, caso não compensadas, nos deixariam em descompasso com as estações do ano ao longo dos anos.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: