Concluído o segundo trecho de obras da nova adutora ETA Corrêa-Porto, em Porto Ferreira

Em menos de três meses foram implantados 1.153 metros de redes de água potável e 68% de todo o projeto está pronto

Concluído o segundo trecho de obras da nova adutora ETA Corrêa-Porto, em Porto Ferreira

As obras de implantação da nova adutora de água potável de Porto Ferreira, chamada de ETA Corrêa-Porto, entraram nesta semana em sua fase final. Na sexta-feira, dia 24, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, finalizou a implantação de tubulações em uma extensão de 50 metros da rua Francisco Rocha Cupido. Com isso, foi concluído o segundo dos três trechos nos quais o projeto foi dividido. Até o momento foram instalados 1.153 metros da nova rede de um total previsto de 1,7 quilômetro, o que significa que 68% de todo o trabalho já está pronto.

"Finalizamos mais uma etapa da obra com sucesso. Além de assentarmos a tubulação nesta extensão de 50 metros, também fizemos a concretagem de estacas e dois blocos de ancoragem para equilibrar o que chamamos de empuxo hidráulico. A ancoragem evita movimentações da rede e previne rompimentos", comenta a gerente de engenharia da BRK, Analice Carvalho.

A nova tubulação é confeccionada em PVC DeFoFo de 300 milímetros de diâmetro. Esse material tem como uma de suas principais características o baixo efeito de incrustação, o que resulta em uma possibilidade muito menor de entupimentos que causam redução da pressão da água nas torneiras e, também, eventuais rompimentos.

A ETA Corrêa-Porto foi projetada para atender cerca de 15 mil moradores de 17 bairros da cidade e a conclusão das obras está programada para o mês de maio. A intervenção faz parte de um programa de melhorias que pretende renovar o sistema de distribuição de água do município, proporcionando benefícios de longo prazo para a população.

"O objetivo desta obra é aprimorar a regularidade do abastecimento em regiões da cidade que podem enfrentar oscilações em momentos de alto consumo. Uma vez concluída, os moradores terão maior disponibilidade hídrica, com mais vazão. Isso impacta não apenas nas tarefas diárias, mas também no bem-estar de todos", destaca a gerente.

Último trecho das obras tem início

No dia 27, tiveram início os trabalhos no terceiro trecho da ETA Corrêa-Porto, com a implantação de rede na rua Miguel Libertuci. Enquanto as intervenções acontecerem na via, o acesso ficará limitado ao trânsito local.

Outras ruas do entorno, como a Marcolino Mariano, a Carlos Alberto Tiziani e a Francisco Rocha Cupido, são sinalizadas como áreas de advertência, com desvios e rotas alternativas para o trânsito de veículos e de pedestres. O local das obras é corretamente sinalizado para a orientação e proteção de pedestres, motoristas e dos trabalhadores responsáveis pelos serviços, mas a BRK orienta a todos que redobrem a atenção nos trechos indicados.

Informações sobre o avanço das obras

Para acompanhar as ações da BRK, assim como informações sobre as obras da nova adutora de água potável de Porto Ferreira, basta acessar o site da empresa e os perfis da concessionária nas redes sociais.

Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, 24 horas. E ainda, WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.