BRK de Porto Ferreira completa 2.000 dias de trabalho sem incidentes com afastamentos

Marca histórica para a concessionária de saneamento ocorreu no último sábado, dia 12

BRK de Porto Ferreira completa 2.000 dias de trabalho sem incidentes com afastamentos

A BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, completou no último sábado, dia 12 de novembro, 2.000 dias de trabalho sem incidentes com afastamentos em sua operação no município. A marca histórica foi comemorada junto com os funcionários nesta segunda, dia 14, e é resultado do compromisso da empresa com a segurança e a saúde de seus funcionários.

Nestes últimos 2.000 dias, a concessionária desenvolveu ações de prevenção, treinamentos e capacitações das equipes que atuam em Porto Ferreira. "Investimos em segurança do trabalho, com ações de prevenção e capacitações das equipes com mais de 1.600 horas dedicadas a treinamentos e mais de 650 inspeções de segurança realizadas.", informa Diego de Oliveira e Silva, gerente das áreas de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK.

Ele relembra ainda que, há três anos, a concessionária iniciou a implantação do projeto SWMS - Safe Work Management System, traduzido para o português: Sistema de Gestão de Trabalho Seguro. O método consiste em sempre verificar quais são as atividades de risco, o que elas podem ocasionar e quais medidas podem ser implementadas para controlar esses riscos e evitar que incidentes aconteçam. "O objetivo é avaliar as atividades e focar nos riscos de maior complexidade e que apresentam médio e alto potencial de dano para as nossas equipes", esclarece.

Atualmente, o método é aplicado por meio de 20 elementos, entre eles o Plano Diário de Segurança do Trabalho (PDST), o qual determina que a equipe executora da atividade deva avaliar as etapas da tarefa, identificar os riscos de médio e alto potencial e propor as barreiras de controle, proteção e suporte para minimizar a chance de incidentes.

"Com a implantação desse método, criamos uma padronização para avaliar os riscos e antecipá-los, evitando que ocorram. Além de criar uma cultura de preservação à vida. Nos três últimos anos, foram mais de 54 mil planos diários elaborados para cada intervenção, obra ou serviço prestado por nossas equipes em vias públicas de Porto Ferreira", complementa Diego.

A data que marca os 2.000 dias sem incidentes com afastamento foi lembrada com um encontro nesta segunda-feira, dia 14, reunindo funcionários(as), gestores, gerentes e diretoria na estação de tratamento de água da empresa, localizada no Centro.

No encontro, o gerente de operações da concessionária, Alex Zampieri, destacou que além da BRK trabalhar incansavelmente com foco na conscientização sobre segurança, esse resultado é mérito do forte compromisso de toda a equipe de Porto Ferreira que, de modo contínuo, segue rigorosamente os procedimentos implementados e executa suas atividades com segurança durante toda a jornada de trabalho. "Essa conquista é fruto do compromisso real de todos os(as) nossos(as) funcionários(as) que, todos os dias e horários, em diversos locais do município, têm a segurança como valor", ressalta.

A BRK trabalha alinhada a padrões internacionais, sendo que o marco alcançado em Porto Ferreira significa que a cultura de segurança está sempre em evolução.