BRK distribui folhetos informativos para incentivar consumo consciente de água em Porto Ferreira

Campanha "Jogando junto pela água" também conta com página exclusiva na internet, divulgações na mídia local e alertas à população por SMS.

 BRK distribui folhetos informativos para incentivar consumo consciente de água em Porto Ferreira

Neste mês de agosto, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, entrega junto com as faturas mensais um folheto informativo da campanha "Jogando junto pela Água". Todos os imóveis da cidade que têm ligação de água e esgoto, mais de 24 mil, receberão o folheto com dicas importantes sobre como evitar desperdícios de água durante esse período mais crítico da estiagem. A entrega do informativo está sendo feita pelos agentes comerciais da concessionária e deve ser concluída até o final do mês.

A iniciativa tem por objetivo ampliar as ações de divulgação da campanha de comunicação, que também conta com o envio semanal de mensagens de texto (SMS) para o celular dos clientes, com alertas e orientações sobre os cuidados necessários para um uso consciente de água de água. As mensagens são direcionadas aos contatos de clientes, que têm seus números cadastrados na base de dados da concessionária, com autorização para envio.

Além disso, a campanha possui uma página exclusiva na internet. O site https://jogandojuntopelaagua.com.br reúne informações que a empresa normalmente já divulga para a mídia local sobre as condições do manancial que abastece a cidade, além de dados sobre os índices de chuvas. Nesta página, a população de Porto Ferreira também pode acompanhar as principais obras e ações preventivas da BRK para o enfrentamento desse período mais seco do ano.

"O objetivo da concessionária com essas ações é fazer com que a população participe ativamente da campanha, tendo assim, atitudes conscientes com relação ao uso da água. Desta forma, buscamos levar esclarecimento e conscientização aos moradores, e esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias e de forma prioritária neste período em que a estiagem se torna mais severa", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK.

Dicas de como evitar desperdícios e economizar dentro de casa:

1. Foco na cozinha

Reduza a necessidade de água na hora de lavar louça. Antes de pegar a esponja, despeje no lixo todos os restos de alimentos que ainda estejam grudados em pratos e panelas. Deixe as louças sujas com gordura para lavar por último, e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa os utensílios.

2. Máquina cheia

135 litros de água são usados cada vez que você aciona uma máquina de lavar roupas com 5 quilos de capacidade. Aguarde para só usá-la quando já tiver acumulado roupa suficiente para enchê-la. Você também pode reservar a água que sobra da lavagem e reutilizá-la na limpeza da casa.

3. Nada de mangueira

A mangueira é uma das grandes vilãs do desperdício de água: 30 minutos de mangueira ligada representam a perda de 558 litros de água. O volume equivale ao necessário para 12 banhos de 5 minutos. É muito, né? Vassoura para a calçada, baldes para lavar o carro e regadores para as plantas são algumas alternativas contra o desperdício.

Dicas para identificar vazamentos:

1. Verifique a válvula de descarga e as demais instalações hidráulicas

Uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada. Um cano com vazamento de 2 mm escorre 96 mil litros de água em um mês e uma torneira gotejando perde 40 litros de água por dia.

2. Verifique seu hidrômetro

Feche bem torneiras, chuveiros e não utilize vasos sanitários ou máquina de lavar roupas. Na sequência, confira a medição de seu hidrômetro. Se ele estiver girando mesmo sem nenhuma utilização de água, pode haver vazamento em algum lugar.

3. Observe a caixa d"água

Às vezes, a origem do vazamento pode estar na caixa d"água. Faça o teste e contate um técnico para reparos caso confirme o problema. Feche o registro de saída do reservatório e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível de água. Aguarde uma hora e verifique o nível da água. Se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento.

4. Infiltração e umidade

A infiltrações em paredes e pisos ajudam a denunciar vazamentos nos canos que distribuem água na sua residência. Busque por sinais de tinta descascando ou pisos molhados. Verifique por sinais de umidade e caso constate, busque ajuda de um encanador. Esses vazamentos são os mais difíceis de serem encontrados, pois estão ocultos, dentro das paredes. Por isso, em caso de suspeita, como um aumento súbito na quantidade de água consumida, contate um técnico para identificar a origem e realizar os reparos.

"Lembre-se que a prioridade, neste momento, é o uso da água para necessidades de alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar calçadas e carros, por exemplo, devem ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada", reforça o gerente.