PFFC 110 anos: clube prepara comemoração; conheça a história do tradicional alvinegro

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 12-8-2022

PFFC 110 anos: clube prepara comemoração; conheça a história do tradicional alvinegro


O Porto Ferreira Futebol Clube comemora 110 anos neste mês de agosto, sendo um dos clubes mais tradicionais de todo o Estado de São Paulo. Para comemorar, a diretoria preparou um evento neste sábado (13), dia do aniversário, no salão social, a partir das 20h30.

A noite foi animada pela Banda Kuba Libre, com serviço de bar e buffet Rodrigues.

História - Em 1912 é fundado o Porto Ferreira Futebol Clube, em reunião realizada no Cine Teatro São Lourenço, no prédio ocupado na época pelo Banco Bandeirante do Comercio S/A, à praça Cornélio Procópio, por iniciativa dos senhores José Simões, Lino Ribeiro, Joaquim da Silva Oliveira, Fonseca Junior, Inácio de Almeida e outros. As cores escolhidas para o clube e que prevalecem até hoje foram a preta e branca.

Em 1916, com a inauguração do jardim público, o campo de futebol foi transferido para o local onde hoje está o Hospital Dona Balbina, onde permaneceu até 1923, quando teve início a construção daquela unidade de saúde. Na ocasião, mudou-se para terras aforadas do Patrimônio de São Sebastião, localizadas entre as ruas Cel. João Procópio, João Procópio Sobrinho e Perondi Iginio, onde permaneceu até 1968, quando foram extintos para dar lugar a outros empreendimentos do Clube.

Em 1925, graças as injunções de João Procópio Sobrinho (Sinhô Procópio) e do Dr. Carlindo Valeriaini, o Clube Atlético Paulistano, recém-chegado de vitoriosa excursão pela Europa, esteve em Porto Ferreira, onde disputou duas partidas com o quadro local, vencendo ambas: no dia 11 de outubro, 3x0, e no dia 12 do mesmo mês, por 2x0, jogos esses realizados em benefício do Hospital Dona Balbina.

No ano seguinte (1926) o Clube Atlético Paulistano esteve aqui novamente e no dia 25 de julho disputou memorável partida com um selecionado aqui formado, terminando o jogo sem abertura de contagem. Nosso selecionado estava assim constituído: Calim, Maiése II, Quinzinho, Leonildo, Peres, Nelson, Rato, Raul, Orestes, Maiese e Zico. O quadro visitante estava a seguinte escalação: Nestor, Clodoaldo, Barto, Abate, Nondas, Vilela, Roque, Carriano, Frederich, Seixas e Netinho. Por sua atuação neste jogo, nosso goleiro Calin foi agraciado com uma medalha de ouro.

Em 1926 este local foi fechado por um muro de cimento armado, cuja empreitada de construção foi entregue aos Senhores Paschoal Salzano e Antônio Loureiro. E este campo foi feito por particulares (aplainar, aterro e serviços de carroça), pelos senhores José Baixo, Domiciano Crippa e Joaquim Cortez. Nesse mesmo ano, o PFFC filiou-se à liga dos amadores de Futebol.

A partir de 1958 o presidente Antônio Gallo iniciou a construção da sede própria, na praça Cornélio Procópio, sendo inaugurada na primeira metade da década seguinte. Em 1967, o presidente Irpo Perondi comprou o terreno da Avenida Aeroporto, para construção do futuro estádio.

Entre 1967 e 1970 o presidente Osvaldo Arantes promoveu a construção das piscinas, compra do terreno ao lado da sede social e reforma dos Estatutos Sociais, instituindo os títulos patrimoniais. Entre 1970 e 1973, o presidente Luiz Ramos Sobrinho deu prosseguimento às obras da piscina e outras, como quadra, bocha, campo society etc., e iniciou a ampliação da sede social. Foi também nesta gestão que instituiu oficialmente no quadro de sócios beneméritos do Porto Ferreira Futebol Clube.

No triênio 1976 a 1979, o presidente Hamilton José Borelli iniciou as obras do novo campo de futebol do estádio Ferreirão, terminado e inaugurado em 25 de julho de 1982, já na gestão de Ademir Coimbrão.

Entre 1982 e 1987 o presidente Paschoal Bruno fez um trabalho de reformulação administrativa, construiu a primeira sauna e a piscina semi-olímpica, inaugurada em 28 de fevereiro 1986. Fez melhorias na área do Estádio também, com a construção do primeiro lance de arquibancadas, os vestiários, casa do Zelador, entrada principal do estádio.

No triênio 1988 a 1991, Luiz César Lanzoni é eleito pela 1ª vez presidente da Diretoria Executiva, dando início a um grande período de desenvolvimento patrimonial, esportivo e social ao PFFC. Entre as obras estavam a Boate Zeus, a quadra de tênis com piso lisonda e início da obra da quadra de squash. Depois, de 1994 a 2002, construiu a nova sauna, deck das piscinas, sala de condicionamento físico. A área do estádio recebeu campos de futebol society, quadra poliesportiva, quadra de futevôlei e futebol de areia, pista de cooper, duas quadras de tênis piso de saibro, entre outras benfeitorias.

No triênio 1997 a 2000, o presidente Antonio Marco Louzada iniciou a construção da piscina aquecida, vestiários da quadra de vôlei de areia, fez ampliação na churrasqueira do estádio.

De 2000 a 2003 Luis César Lanzoni volta a ser eleito pela 4ª vez, criando serviços de iniciação esportivas recreativas em várias modalidades, além do término da piscina aquecida, projetos de segurança contra incêndio na Sede Social e Conjunto Recreativo.

2003 a 2010 o presidente Francisco José Ribeiro, o Kiko, promoveu a reestruturação e organização do departamento de Esportes para implantar novas atividades e modalidades esportivas. Entre as obras, perfurou poço, construiu sanitários, deck da sauna, aquecedor solar, equipou a Academia, construiu campo de grama sintético nas Piscinas e no Ferreirão, playground, quadra vôlei de areia, bar, nova fachada do conjunto recreativo, cobertura nas quadras de tênis, churrasqueira no estádio, nova portaria, quiosques, informatização do acesso aos associados etc.

De 2012 a 2018 o presidente Alessandro da Costa Lamellas promoveu a 2º etapa da Academia, ampliando o espaço, intervenção estrutural e revitalização geral na piscina aquecida, rádio interna, sinal de wi-fi, construção e entrega de mais duas quadras de tênis (saibro), revitalização do Salão Social, entre várias outras obras e revitalizações.

De 2018 a 2021 o presidente Sérgio Ricardo (Macarrão) deu sequência aos trabalhos administrativos, esportivos, sociais e referentes ao patrimônio. A pandemia de covid-19, no entanto, obrigou o clube a suspender diversas atividades. Mesmo assim, a diretoria soube atravessar esse período difícil, mantendo a grandeza do PFFC.

O atual presidente, Rogério Endrigo Moraes, foi eleito para o triênio 2021-2024 e vem retomando todas as atividades que estavam paralisadas devido à pandemia, em todas as áreas. São vários eventos esportivos e sociais que movimentam cerca de 6 mil associados.