Porto Ferreira é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

A premiação aconteceu nesta quinta-feira, 9 de junho, em evento no Pavilhão da Bienal de São Paulo

Porto Ferreira é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Programa Cerâmica de Procedência leva o prêmio na categoria Marketing Territorial e fica na segunda colocação na categoria Cidade Empreendedora; premiação foi realizada no Pavilhão da Bienal de São Paulo.

A boa prática Cerâmica de Procedência, de Porto Ferreira, é uma das oito vencedoras da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor -- Mário Covas. A política pública foi a melhor classificada na categoria Marketing Territorial. A premiação aconteceu nesta quinta-feira, 9 de junho, em evento no Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

Reconhecer as lideranças máximas dos municípios que promovem o desenvolvimento econômico e social por meio do incentivo aos pequenos negócios locais é o principal objetivo da premiação, que está em sua 11ª edição.

O programa Cerâmica de Procedência visa consolidar Porto Ferreira como capital nacional da cerâmica artística e decoração. Este polo atrativo garante um fluxo mensal de 60 mil turistas à cidade. No total, o projeto impacta diretamente mais de 300 empresas que geram aproximadamente 5.000 empregos locais.

Além da vitória na categoria Inovação e Sustentabilidade, Porto Ferreira também ficou na segunda colocação na categoria Cidade Empreendedora, com o programa Desenvolve Porto Ferreira.

"O Prêmio é reconhecimento de um trabalho coletivo entre poder público e empresariado. Formatamos um comitê que reúne empresários e prefeitura para debater os destinos e os investimentos na área da nossa vocação turística. Porto Ferreira é a capital nacional da cerâmica artística e da decoração e uma das iniciativas foi credenciar o município, através do INPI, com o selo de Indicação Geográfica da procedência da cerâmica de Porto Ferreira, gerando valor agregado às nossas peças, maior valor cultural a tudo aquilo que é feito na cidade e a nossa história e, através dessa ação, gerando mais empregos e renda", disse Rômulo Rippa, prefeito de Porto Ferreira.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu 236 projetos inscritos de 173 cidades do estado de São Paulo em oito categorias: Cidade Empreendedora; Compras Governamentais; Desburocratização; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Sala do Empreendedor, além de uma nova categoria chamada de Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, que registrou seis projetos inscritos. No total, o prêmio contou com 231 municípios participantes, já que a categoria Governança Regional e Cooperação Municipal têm projetos que congregam mais de um município.

Os prefeitos que apresentaram projetos consistentes, focados na melhoria do ambiente de negócios por meio de políticas públicas de base empreendedora, serão homenageados com o Selo Prefeito Empreendedor. Todo o processo de avaliação dos projetos tem sido conduzido pelo CLP, instituição especializada na formação de quadros públicos preparados para utilizar os recursos de modo eficiente e lidar com os problemas urgentes do Brasil.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece boas práticas dos líderes municipais de todo o país em prol do desenvolvimento territorial e fortalecimento dos pequenos negócios. "A etapa estadual da 11ª edição registrou um aumento significativo no número de projetos inscritos em comparação com a edição anterior, o que mostra que as lideranças públicas do estado de São Paulo estão cada vez mais sensibilizadas em relação ao impacto de boas práticas de gestão pública na vida dos empreendedores", destaca Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

"É uma grande satisfação premiar os prefeitos e as prefeitas que têm trabalhado pelo empreendedorismo paulista. Com seus projetos e iniciativas focados no fortalecimento dos pequenos negócios e nas vocações locais, criaram a base de um círculo virtuoso que transforma, para melhor, a realidade de milhares de paulistas", destacou Tirso Meirelles, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP.