Padres das Foranias Nossa Senhora do Belém, Santo Antônio de Pádua e Santa Gertrudes se reúnem para Formação permanente

Deus não chama anjos para o serviço, mas homens com defeitos e qualidades que precisam ser amadurecidas e trabalhadas ao longo do processo formativo

Padres das Foranias Nossa Senhora do Belém, Santo Antônio de Pádua e Santa Gertrudes se reúnem para Formação permanente

Num clima agradável de fraternidade, diálogo e comunhão, os presbíteros das Foranias Nossa Senhora do Belém, Santo Antônio de Pádua e Santa Gertrudes, da Diocese de Limeira, realizaram entre os dias 31 de maio a 2 de junho de 2022 a formação permanente. O encontro anual aconteceu no Seminário Franciscano Santo Antônio, no alto da Serra de São Pedro, interior de São Paulo. Estiveram presentes cerca de 45 padres e o bispo diocesano Dom José Roberto Fortes Palau.

Os dias formativos foram assessorados pelo Exmo. Revmo. Dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar de São Paulo, Vigário Episcopal da Região Belém e professor da PUC-São Paulo. Especializado na área de espiritualidade e formação presbiteral, o palestrante apresentou o tema: O dom da vocação presbiteral: a Ratio Fundamentalis Instituiciones sacerdotalis, documento promulgado pelo Papa Francisco em 2016 que visa dar diretrizes sobre a formação presbiteral para a Igreja no mundo. Dessa forma, o objetivo geral da semana de estudos foi mostrar a necessidade de uma séria e permanente formação integral do ser humano para sermos bons padres à luz de Jesus Cristo.

Segundo ele, "formar-se faz parte do caminho vocacional. Nenhuma pessoa nasce pronta, mas vai sendo formada e, assim, estabelece um continuo processo de amadurecimento humano-afetivo e psíquico". A partir desta fala, Dom Cícero quis mostrar aos presbíteros que a vocação deve ser cuidada, tendo em vista o crescimento de cada pessoa humana, pois, Deus não chama anjos para o serviço, mas homens com defeitos e qualidades que precisam ser amadurecidas e trabalhadas ao longo do processo formativo.

Os dias de estudo e atualização se encerraram nesta quinta-feira (2/6), logo após o almoço. O próximo encontro oficial do clero diocesano está previsto para acontecer no final de junho na terceira reunião geral deste ano.