BRK destaca qualidade da água distribuída à população de Porto Ferreira e reforça importância da prática do consumo sustentável

Empresa controla os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água

BRK destaca qualidade da água distribuída à população de Porto Ferreira e reforça importância da prática do consumo sustentável

Nesta terça-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. Na data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta, a BRK - concessionária responsável por serviços de saneamento em Porto Ferreira - destaca a qualidade da água distribuída à população e aproveita para reforçar a importância da prática do consumo sustentável.

A água tratada e distribuída na cidade pelo sistema público de abastecimento atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 888, de 04 de maio de 2021, do Ministério da Saúde e pelo Decreto Estadual SS65 da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A BRK controla os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação nos mananciais, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.

"Em média, são realizadas 5.300 análises por mês da água produzida na cidade; são três mil a mais do que preconiza a legislação de potabilidade. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos ferreirenses", destaca Daniel Makino, coordenador regional de operações da BRK.

Após um 2021 atipicamente seco no município, a concessionária aproveita o Dia Mundial da Água para reforçar a importância de um uso mais consciente desse recurso natural tão essencial para saúde e qualidade de vida.

"A prática do consumo sustentável de água potável não significa restringir ao mínimo possível o uso de um recurso que é essencial à vida, mas sim, adotar atitudes de um consumo que evite todo e qualquer desperdício de água e que inclusive, considere a possibilidade do seu reuso. Preservar nossos recursos hídricos, fazendo uso mais eficiente e consciente da água, é de interesse de todos nós, concessionária e população", diz o coordenador.

O volume de chuvas acumulado nos primeiros meses deste ano segue a mesma tendência de estiagem do ano passado. O primeiro bimestre de 2022 acumulou 456 milímetros de chuva na cidade (311mm em janeiro e 145mm em fevereiro), de acordo com dados do monitoramento pluviométrico da ETA OCL (Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme). O volume se encontra 6% abaixo da média histórica acumulada entre janeiro e fevereiro em Porto Ferreira.