Diocese de Limeira informa que Papa Francisco decidiu por demitir padre Leandro

Ele é investigado por crimes de abusos sexuais contra crianças e adolescentes

Diocese de Limeira informa que Papa Francisco decidiu por demitir padre Leandro

Três anos após decreto de afastamento emitido pela diocese de Limeira e muita investigação, o Papa Francisco demitiu, na data de hoje, 11 de março de 2022, o padre Pedro Leandro Ricardo.

Mesmo tendo sido afastado desde 2019, denúncia foi aceita pela justiça apenas em 2020. Ele é investigado por crimes de abusos sexuais contra crianças e adolescentes nas cidades de Araras, Limeira e Americana.

Na época do afastamento dele, um representante do Vaticano esteve no Brasil e ouviu membros da Igreja e fiéis, para apurar os fatos. Já em março de 2020, a Justiça de Araras aceitou as denúncias do Ministério Público.

Todos os processos correm em segredo de justiça, mas é de conhecimento que há mais de 15 testemunhas afirmando a veracidade dos casos, inclusive a maioria relata ter sofrido abuso pelo próprio padre. Um ex-coroinha faz tratamento psicológico até hoje, por causa dos traumas.

Em comunicado, a Diocese de Limeira informou que Leandro está proibido de exercer o ministério sacerdotal e concluiu ainda que a decisão foi adotada após procedimento canônico próprio e "para o bem da Igreja".


Nota emitida pela diocese