Santa Rita do Passa Quatro sediará, em abril, o 4º Encontro de Ferreomodelismo

Após uma ausência de dois anos, por conta da pandemia, o evento acontecerá em 2 e 3 de abril, na estação da cidade, e terá entrada franca

Santa Rita do Passa Quatro sediará, em abril, o 4º Encontro de Ferreomodelismo


O 4º Encontro de Ferreomodelismo de Santa Rita do Passa Quatro acontecerá em 2 e 3 de abril, na estação ferroviária da cidade, localizada na praça Poeta Mário Mattoso, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. No sábado, o horário será das 10h às 17h, e no domingo, das 9h às 16h. A realização desta quarta edição acontece após um hiato de dois anos, por conta da pandemia. Na última edição, realizada em 2019, cerca de duas mil pessoas compareceram ao local durante os dois dias de evento.

O evento é organizado pela AFSR (Associação de Ferreomodelismo Santaritense), com apoio da Prefeitura, Departamento de Cultura e Turismo, DIO Studios e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com Vitor Barros, um dos organizadores do evento, já estava na hora de a população da cidade receber novamente este encontro. "Depois de dois anos sem ele, decidimos que era o momento de voltarmos, agora com a situação um pouco melhor em relação à pandemia, mas é claro que seguiremos todos os protocolos de segurança de prevenção à covid-19", afirma.

Além de maquetes e dioramas, haverá sorteios de brindes e o lançamento de um livro sobre a ferrovia paulista. Uma das atrações será uma maquete modular da própria AFSR, de 30 metros. O público ainda terá à disposição uma praça de alimentação.

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

"O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal", diz Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações", finaliza Lucas.

Serviço

Encontro de Ferreomodelismo de Santa Rita do Passa Quatro

Data: 2 e 3 de abril

Horário: Sábado, das 10h às 17h, e domingo, das 9h às 16h

Local: Estação Ferroviária, na praça Poeta Mário Mattoso

Informações: (19) 99440-5190