Update bugado do AirPod Pro compromete cancelamento de ruídos

Update bugado do AirPod Pro compromete cancelamento de ruídos

Uma das tecnologias de som mais interessantes da atualidade é o noise cancelling da maioria dos fones intermediários e de ponta. No caso dos AirPods Pro da Apple, o recurso tornou a sua experiência de uso mais atraente, mas parece que isso não durou muito.

Segundo membros do Reddit, a mais recente atualização de firmware do AirPod Pro introduziu diversos benefícios aos fones, especialmente na estabilidade, resposta a mudanças de frequência e consumo de bateria; mas, sem que os usuários soubessem, o update também reduziu em grande escala a capacidade de redução de ruídos dos fones — mais notavelmente, sons graves.

Atalização do novo firmware do AirPod Pro acaba reduzindo capacidade de cancelamento de ruído dosfones da Apple

A informação acabou sendo confirmada pelo site especializado em avaliação tecnológica de fones de ouvido RTings, que constatou em um novo teste que sons ambientes de tom mais grave (trens passando sobre trilhos; aviões em voo baixo; motores de ônibus) não serão devidamente bloqueados, atravessando a mídia reproduzida pelo smartphone pareado com os fones de ouvido do usuário.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Calma que piora?

O problema não para na atualização em si, até mesmo porque, como medida cautelar, a Apple já a tirou do ar e novos downloads não podem ser feitos. Entretanto, para quem já baixou e instalou o novo firmware, não há mais o que fazer a não ser conviver com a falha. A Apple não permite que você faça o downgrade para a versão anterior dos AirPod Pro.

Quando uma nova atualização se faz disponível, a Apple nunca traz junto dela uma opção para negar a instalação. O download, inclusive, é feito automaticamente, salvo por casos em que o usuário impeça isso manualmente.

Prática de download automático de firmware do AirPod Pro acaba funcionando contra o usuário em novo update da Apple

No caso dos AirPods, é pior ainda: enquanto o iPhone, iPad e outros dispositivos da Apple alertam sobre atualizações via notificação, os earbuds da empresa fazem esse processo por conta própria. O download de um novo firmware é feito em modo automático quando os fones estão plugados para recarregar e/ou próximos do smartphone. Quando você vê, está atualizado: é uma comodidade bem-vinda, mas, neste caso, ela trabalha contra o usuário.

Mais além, apesar da versão 2C54 — o novo firmware — estar agora fora do ar, há no Reddit quem pense que o problema começou na versão anterior (2B588). Isso ainda não foi confirmado, mas poderia muito bem significar que, mesmo que você tenha escapado da atualização mais nova, isso não quer dizer que você esteja livre de problemas.

Com sorte, a Apple deve lançar uma nova atualização para trazer de volta o recurso em toda a sua glória, mas como a empresa ainda não se manifestou sobre o problema, não há como dar um prazo para que isso aconteça.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: