Uber exclui motoristas por cancelamento constante de corridas

Uber exclui motoristas por cancelamento constante de corridas
Segundo motoristas ouvidos pelo g1, as contas foram desativadas sem aviso prévio; associa√ß√£o fala em 15 mil condutores excluídos, mas Uber contesta o número e diz que "cancelamentos excessivos ou para fins de fraude" violam o Código da Comunidade. A Associa√ß√£o dos Motoristas de Aplicativos de S√£o Paulo (Amasp) acusa a Uber de excluir, em todo o país, mais de 15 mil motoristas de aplicativo da plataforma por excesso de cancelamentos. Seria o equivalente a 1% de toda a base de motoristas do país, segundo a associa√ß√£o. A empresa nega a quantia e fala em 1,6 mil.

Como mostrou o g1 em julho, os condutores passaram a selecionar corridas em virtude do aumento do pre√ßo dos combustíveis. Do gasto di√°rio de um motorista, a gasolina representa entre 40% e 50% e segundo o resultado do IPCA-15, divulgado nesta sexta-feira (24), o combustível acumula alta de 39,05% nos últimos 12 meses.

Mesmo com reajuste da corrida feita pelos aplicativos, motoristas de SP escolhem as viagens para economizar combustível

Com alta do combustível, Uber e 99 reajustam ganho da corrida para motoristas

Pre√ßo dos combustíveis aperta lucro de motoristas de app e motoboys – que escolhem corridas e pensam em largar a profiss√£o

A Amasp diz que, entre efeitos da pandemia e, agora, da alta de combustíveis, cerca de 25% da frota paulistana de motoristas desistiu de trabalhar no segmento — nacionalmente, n√£o h√° um levantamento. A oferta menor de motoristas aumentou o tempo de espera para passageiros.

“Foi uma exclus√£o sum√°ria, o que deixou os motoristas em situa√ß√£o complicada. Nos termos de uso da plataforma, n√£o h√° proibi√ß√£o à pr√°tica do cancelamento”, diz Eduardo Lima de Souza, presidente da Amasp.

Souza diz ainda que foi procurado por quase 1 mil motoristas retirados da plataforma.

Alta dos combustíveis afetam lucro de motoristas por aplicativos

'Desativada permanentemente'

O g1 conversou com três motoristas de aplicativo que foram excluídos da plataforma. Todos admitem os cancelamentos, mas dizem que os números apresentados pela plataforma n√£o correspondem à quantia de viagens canceladas e que n√£o foram avisados da possibilidade de exclus√£o.

Ao retirar um motorista da plataforma, a Uber envia uma mensagem dentro da plataforma e restringe o acesso para novas corridas. Alegando viola√ß√£o do Código da Comunidade Uber, a conta é “desativada permanentemente”.

“Na Uber, o cancelamento de viagens é um direito tanto do motorista quanto do usu√°rio. Porém, o abuso desse recurso configura mau uso da plataforma, pois prejudica intencionalmente o seu funcionamento”, diz a nota enviada aos motoristas.

Francisco Peixoto Neto, de 33 anos, foi excluído da plataforma nesta semana

Arte/g1/Arquivo pessoal

Falta de notificação

O motorista Francisco Peixoto Neto, de 33 anos, conta que foi notificado pela empresa na ter√ßa-feira, mas tinha por h√°bito cancelar corridas em √°reas de risco da cidade de S√£o Paulo e, mais recentemente, as que fossem pouco rent√°veis pelo custo de combustível. Ele diz que nunca foi notificado de que estava quebrando alguma regra.

“Se eu tivesse recebido uma mensagem antes, teria parado de cancelar porque dependo disso para sustentar minha filha de 5 meses. A gente n√£o teve uma chance de defesa”, diz Peixoto.

O mesmo padr√£o é descrito por Douglas Santana, de 36 anos. “Estou h√° quase 4 anos na Uber, nunca tive problema e nem reclama√ß√£o”, diz.

Douglas Santana, de 36 anos, foi excluído da plataforma nesta semana

Arte/g1/Arquivo pessoal

J√° Carlos Alberto Rocha, de 37 anos, diz que depois de tirar um intervalo na ter√ßa-feira n√£o conseguiu voltar ao aplicativo. Além disso, ao ter a conta desativada, n√£o consegue contato com a empresa para negociar um retorno.

“O que me deixa chateado é que somos simplesmente excluídos, sem importar se precisamos sustentar nossa família ou pagar presta√ß√£o do carro, seguro e licenciamento”, afirma Rocha.

Nota da Uber

Procurada, a Uber emitiu duas notas de esclarecimento. A primeira, publicada nesta reportagem por volta das 18h, n√£o contestava o números da Amasp. A segunda, enviada às 19h30, est√° abaixo.

A Uber esclarece que não "excluiu mais de 15 mil motoristas", como afirma a associação ouvida pela reportagem. São cerca de um milhão de motoristas e entregadores parceiros cadastrados na plataforma da Uber no Brasil, e apenas uma minoria, cerca de 0,16% do total, apresenta comportamentos que prejudicam intencionalmente o funcionamento da plataforma e atrapalham outros motoristas e usuários que apenas desejam gerar renda ou se deslocar.

Motoristas parceiros s√£o profissionais independentes e, assim como os usu√°rios, podem cancelar viagens quando julgarem necess√°rio. Cancelamentos excessivos ou para fins de fraude, porém, representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usu√°rios e motoristas.

A Uber tem equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente as viagens e os cancelamentos para identificar suspeitas de viola√ß√£o ao Código da Comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas.

Comportamentos como a pr√°tica de cancelar diversas viagens em sequência e logo após terem sido aceitas prejudicam negativamente todos que usam a plataforma porque, de um lado, impedem que outros motoristas parceiros gerem renda atendendo as mesmas solicita√ß√Ķes de viagens canceladas, e, por outro, deixam os usu√°rios esperando mais tempo ou até desistindo da solicita√ß√£o.

O abuso no cancelamento de viagens n√£o tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar solicita√ß√Ķes. Na Uber, o motorista é totalmente livre para decidir quais solicita√ß√Ķes de viagem aceitar e quais recusar.

A conex√£o entre parceiro e usu√°rio - quando nome, modelo e placa do carro s√£o compartilhados e o usu√°rio recebe a confirma√ß√£o de que o motorista est√° a caminho - só ocorre depois do motorista ter conferido as informa√ß√Ķes da solicita√ß√£o (tempo, dist√Ęncia, destino etc.) e decidido aceitar a realiza√ß√£o da viagem."