Steve Wozniak, cofundador da Apple, cria empresa no ramo espacial

Steve Wozniak, cofundador da Apple, cria empresa no ramo espacial
Chamada de Privateer, companhia ainda não deu detalhes sobre produtos ou serviços que irá oferecer. Steve Wozniak no Brasil durante a Campus Party 2011

Altieres Rohr/Especial para o G1

Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs, anunciou nesta segunda-feira (13) uma nova empreitada, desta vez no mercado da exploração espacial.

O engenheiro eletrônico e programador se juntou a Alex Fielding, presidente-executivo da empresa de robótica Ripcord, para criar a startup Privateer Space.

LEIA TAMBÉM:

SpaceX enviará primeira tripulação inteiramente civil à órbita da Terra nesta quarta

Sonha em ser um turista espacial? Veja o que planejam empresas do setor

A companhia foi projetada para "manter o espaço seguro e acessível", segundo a descrição do primeiro vídeo de divulgação do negócio.

Ainda não há detalhes sobre os produtos ou serviços que a Privateer irá oferecer.

O site da empresa diz que estão em "modo furtivo" e que novidades serão mostradas na conferência AMOS Tech, voltada para exibição de avanços na tecnologia espacial, que acontece entre os dias 14 e 17 de setembro, em Maui, no Havaí, Estados Unidos.

Mercado espacial

O mercado de exploração do espaço tem sido alvo de investidas de bilionários como Jeff Bezos (Blue Origin), Elon Musk (SpaceX) e Richard Branson (Virgin Galactic).

A Blue Origin e SpaceX estão há anos desenvolvendo foguetes que podem ser reutilizados, além de disputarem contratos com agências espaciais como a Nasa.

Paralelamente a isso, as companhias miram o turismo espacial, competindo por clientes ricos dispostos a pagar uma pequena fortuna para experimentar voos supersônicos, ausência de gravidade e o espetáculo visual do espaço.

Há ainda outras empreitadas mais modestas, como empresas que estudam maneiras de reduzir o lixo espacial ou a implementação de microsatélites para oferecer conexão com a internet.

Ainda não está claro em qual segmento a empresa de Wozniak, Privateer, irá competir.

Veja como evitar o golpe da maquininha quebrada:

Fantástico mostra como se proteger de golpe que explodiu com a pandemia