SpaceX enviará primeira tripulação inteiramente civil à órbita da Terra nesta quarta

SpaceX enviará primeira tripulação inteiramente civil à órbita da Terra nesta quarta
Evento de turismo espacial deve durar cerca de três dias. Viagem terá bilionário Jared Isaacman, fundador da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, e mais três tripulantes selecionados por ele. Chris Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman e Sian Proctor, tripulantes da missão Inspiration4, durante treinamento de força G

Inspiration4/John Kraus

A SpaceX vai enviar quatro pessoas ao espaço nesta quarta-feira (15) em uma missão de três dias, a primeira que orbitará a Terra com tripulação totalmente civil.

O evento irá marcar a entrada da empresa do bilionário Elon Musk na corrida do turismo espacial, que já contou com excursões de outros endinheirados que querem explorar esse mercado.

Em julho passado, Richard Branson fez um voo ao espaço de cerca de 20 minutos pela Virgin Galactic, enquanto Jeff Bezos ficou 10 minutos a bordo da nave da sua empresa Blue Origin.

LEIA TAMBÉM:

Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, vai ao espaço e agradece a clientes da Amazon: 'Vocês pagaram'

Bilionário Richard Branson vai ao espaço em foguete da sua empresa Virgin Galactic

Jeff Bezos ou Elon Musk: a decisão que leva a Nasa aos tribunais

A viagem da SpaceX será diferente. Primeiro porque o dono da empresa espacial não estará no voo – quem fará a viagem será Jared Isaacman, norte-americano fundador da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments. Ele levará outros três companheiros novatos em voos espaciais (veja quem são mais abaixo).

Além disso, a missão é muito mais ambiciosa do que os voos da Virgin Galactic e da Blue Origin, que tinham escala suborbital, enviando suas tripulações de astronautas ao espaço e de volta em questão de minutos.

O voo da SpaceX é projetado para transportar seus quatro passageiros onde nenhuma tripulação civil jamais esteve: para a órbita da Terra.

Lá, eles darão a volta ao globo uma vez a cada 90 minutos e a mais de 27.358 quilômetros por hora, ou aproximadamente 22 vezes a velocidade do som, segundo a Reuters.

A altitude alvo é de 575 quilômetros, além das órbitas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) ou mesmo do Telescópio Espacial Hubble.

O veículo está pronto para decolar do Kennedy Space Center da Nasa no topo de um dos foguetes reutilizáveis Falcon 9, com um lançamento com prazo de 24 horas que se inicia às 21h (horário de Brasília) da próxima quarta (15).

A empresa de Elon Musk já transportou pelo menos dez astronautas para a ISS em nome da Nasa, mas essa será a primeira vez que viajarão astronautas não profissionais.

Entenda o voo suborbital em vídeo:

O que a ida de Bezos ao espaço e um arremesso de basquete tem em comum

Quem são os tripulantes

Chris Sembroski, Sian Proctor, Jared Isaacman e Hayley Arceneaux, tripulantes da missão Inspiration4

Inspiration4/John Kraus

O idealizador da viagem e primeiro tripulante é Jared Isaacman, magnata da tecnologia de 38 anos de idade que investiu uma soma não divulgada para que Elon Musk viabilizasse o evento.

Apelidado de Inspiration4, o passeio especial foi concebido por Isaacman principalmente para aumentar a conscientização e o apoio em prol de uma de suas causas favoritas, o St. Jude Children's Research Hospital, importante centro de tratamento de câncer pediátrico. Ele prometeu US$ 100 milhões ao instituto.

Cada membro da tripulação foi selecionado para representar um pilar da missão, segundo a agência AFP.

A mais jovem, Hayley Arceneaux, de 29 anos, é uma sobrevivente de câncer ósseo na infância, que representa a "esperança". Ela será a primeira pessoa com uma prótese a viajar ao espaço. Arceneaux também trabalha como médica assistente em Memphis, no Hospital St. Jude.

A vaga da "generosidade" foi atribuída a Chris Sembroski, de 42 anos, ex-veterano da Força Aérea dos Estados Unidos que trabalha na indústria da aviação.

A última cadeira da missão representa a "prosperidade" e foi oferecida a Sian Proctor, uma professora de Ciências de 51 anos que, em 2009, perdeu por pouco a oportunidade de ser astronauta da Nasa. Ela será apenas a quarta mulher afro-americana a viajar ao espaço.

Treinamento

O treinamento da tripulação durou vários meses, segundo a AFP, e incluiu a experiência de força G em uma centrífuga – um braço gigante que gira em grande velocidade.

Também foram realizados voos parabólicos para experimentar a falta de gravidade por alguns segundos e completaram uma caminhada na neve em grande altitude no Monte Rainier, na região noroeste dos Estados Unidos.

Durante os três dias em órbita, eles terão o sono, a frequência cardíaca, o sangue e as habilidades cognitivas examinadas.

Os tripulantes passarão por testes antes e depois da missão para um estudo do impacto da viagem em seus corpos. A ideia é acumular dados para futuras missões com passageiros privados.

Turismo espacial

Foguete Falcon 9, da SpaceX, em lançamento realizado em 23 de abril de 2021

NASA/Ben Smegelsky via REUTERS

Uma missão bem-sucedida deve ajudar a inaugurar uma nova era de turismo espacial comercial, com várias empresas competindo por clientes ricos e dispostos a pagar uma pequena fortuna para experimentar a alegria do voo supersônico, a ausência de gravidade e o espetáculo visual do espaço.

Definir níveis aceitáveis de risco para o consumidor neste empreendimento perigoso de viagem espacial também é fundamental e levanta questões importantes.

"Você precisa ser tanto rico como corajoso para embarcar nesses voos agora?" disse Sridhar Tayur, professor de gestão de operações e novos modelos de negócios da Carnegie Mellon University em Pittsburgh, em entrevista à Reuters na última sexta (10).

O objetivo declarado da missão é tornar o espaço acessível para mais pessoas, embora as viagens espaciais permaneçam parcialmente abertas para poucos privilegiados.

"Em toda história da humanidade, menos de 600 seres humanos chegaram ao espaço", disse Isaacman à AFP.

"Estamos orgulhosos de que nosso voo ajude a influenciar todos aqueles que viajarão depois de nós", concluiu.

Entenda a diferença entre voo orbital e voo suborbital

G1