Sociedade em ação: painéis solares e energia sustentável são instalados no Solar após campanha realizada pela Margirius

Há dois meses em funcionamento, micro-usina de energia solar já produz cerca de 50% a mais do que é consumido pela instituição e trará economia média de 6 mil reais ao mês.

Sociedade em ação: painéis solares e energia sustentável são instalados no Solar após campanha realizada pela Margirius

Em meio ao agravamento da crise energética no país, o Solar dos Jovens de Ontem, uma instituição de longa permanência de idosos, ostenta uma recém instalada "micro-usina" de produção de energia solar. Os painéis instalados na entidade há dois meses produzem 48% a mais do consumo energético total da instituição, ou seja, além de produzir o suficiente de energia utilizado pelo Solar, a iniciativa ainda gera um excedente.

O sistema que trará para a instituição uma economia média de 6 mil reais ao mês, despeja a energia extra produzida na rede elétrica, a qual está conectada. Isso permite que não haja desperdícios, mesmo quando a produção das placas solares supera o percentual utilizado pela entidade. Neste caso, o valor referente ao produzido pelos painéis é descontado da conta de energia da instituição.

A ação foi financiada por uma doação realizada pela Margirius e pelos seus funcionários. A partir disso, a empresa buscando incentivar a participação de seus funcionários na campanha, desafiou que a cada 1 real doado por um colaborador, mais 10 reais seriam doados pela fábrica. Ao final da campanha cerca de 19 mil reais haviam sido arrecadados pelos funcionários, se multiplicando em uma doação de 190 mil reais da Margirius, totalizando R$ 209.000,00. O projeto total foi orçado em R$ 230.000 e o valor restante foi complementado pela empresa.

Para o presidente da instituição, Mário Irineu Salviato, o projeto superou as expectativas e se concretizou em um momento apropriado. "A princípio, nós pensamos na parte financeira, com a economia de energia daria para manter quase dois idosos por mês. Hoje, olhando para trás, a gente observa que o nosso projeto é muito mais amplo, pois estamos em ano de uma crise energética, a produção ficou cara. Então esse projeto ganhou uma dimensão muito maior, inclusive ambiental!", destaca ele.

O Diretor de DHO da empresa, Paulo Alfredo Fadel, explica como se deu a análise e implementação do projeto, possível pelas condições técnicas do espaço, destacando o caráter sustentável da ação. "O estudo com a equipe técnica da MarGirius, viabilizou o projeto a partir da captação solar por placas fotovoltaicas, já que as condições de luminosidade da localidade eram suficientes. Isso, possibilita minimizar os custos de energia elétrica da entidade, além de ser um projeto com sustentabilidade de energia limpa e durável", comenta. Para ele, "o que realmente nos importa é semear em cada um de nossos colaboradores diretos a ideia de que "juntos somos mais fortes" e sermos solidários às causas que envolvam a nossa sociedade", finaliza.

O tesoureiro da instituição, Paulo Fávaro, que destaca que o Solar não teve nenhuma despesa nesta execução, recorda o processo que levou à aquisição do empreendimento. "Após uma reunião com o Sr. Paulo Alfredo, Gerente de RH da MarGirius, foi aberto um diálogo para a apresentação de um projeto que contemplasse não só o momento, mas que tivesse uma utilização duradoura para o Solar. Então eu e o presidente Mário Salviato apresentamos para a empresa o projeto. Foi dessa forma, que conseguimos a implantação do projeto de energia sustentável na instituição, sem qualquer custo para o Solar, totalmente cumprido pela Margirius, nessa parceria fantástica".

Para o Prefeito Rômulo Rippa "o Solar dos Jovens de Ontem presta um serviço essencial para o bem estar e acolhimento de nossos idosos em situação de vulnerabilidade. Por isso, em nome do município agradeço mais essa ação da MarGirius, que mais uma vez demonstra sua responsabilidade social com nossa cidade!", destaca.


Confira mais depoimentos de colaboradores da empresa:


Alberto José Perondi Ligabó – Diretor de Operações - "Quando foi alcançada a meta do valor a ser investido e posteriormente a implantação, criou-se um sentimento gratificante de missão cumprida em toda a nossa organização. Meus parabéns, vinculado a uma forte gratidão, a todos os envolvidos no projeto, desde os colaboradores da MG que fizeram a alavancagem dos recursos, já que sem eles não seria viável este projeto, pelo time que desenvolveu todas as especificações, aquisições e implantação, bem como também todos os funcionários e diretoria do Solar."


Elaine Martins – Colaboradora do departamento de Montagem/Automação- L07 - "Os nossos conceitos começaram a mudar, deixamos a palavra asilo de lado e entendemos que na verdade sempre foi um lar! A cada data festiva, ficávamos encantados com o envolvimento e com as celebrações, infelizmente agora de uma maneira diferente, devido ao que estamos vivenciando hoje, pois, acima de tudo isso sempre existiu: Amor ao próximo!"


Cláudio André Menegario – Gerente de Gestão de Produtos - "Visitando o Solar dos Jovens de Ontem, entidade que acolhe com muito amor e carinho idosos de nossa cidade, percebi o formidável e gratificante resultado do trabalho voluntário dos Colaboradores e da própria MarGirius. A nossa cultura de "corrente do bem" contribuiu mais uma vez com a instalação de um sistema de geração de energia solar, permitindo que a entidade não tenha que pagar enormes valores com as contas de energia elétrica por décadas. Parabéns à diretoria do Solar dos Jovens de Ontem, que usa da liberdade e espontaneidade para fazer o bem ao próximo com tanto empenho e responsabilidade. Parabenizo também à MarGirius, por colocar em prática seus valores em prol da comunidade, e a todos os Colaboradores da Empresa, que contribuem e acreditam em um mundo melhor."


Eduardo Arnoni – Colaborador do departamento de Injetora Nylon - "Ter a oportunidade de ver pessoalmente o resultado de uma ação que foi realizada pela MarGirius e que todos nós ajudamos a construir é indescritível, o sistema de captação de energia solar vai ajudar muito o Solar dos jovens de ontem a dar uma qualidade de vida melhor para todos que vivem lá. Isso mostra o quanto somos fortes e imparáveis quando trabalhamos juntos. Parabéns, equipe MarGirius, por mais essa vitória. #JuntoMG".