TikTok vai desabilitar recurso de mensagens para menores de idade

TikTok vai desabilitar recurso de mensagens para menores de idade
Medida vale para novas contas e pessoas entre 16 e 17 anos podem habitá-la manualmente. Aplicativo anunciou outras mudanças nas configurações dos perfis de pessoas com menos de 18 anos. Logo do aplicativo TikTok

Dado Ruvic/Reuters

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (12) uma série de mudanças nas configurações dos perfis de menores de idade. As opções de mensagens diretas serão desabilitadas por padrão em novas contas e o horário de notificações do app também será restrito (veja todas as mudanças abaixo).

As medidas ampliam a decisão de tornar as contas de usuários com menos de 16 anos privadas na hora do cadastro. A plataforma foi a primeira a adotar essa política – recentemente, o Instagram e YouTube anunciaram mudanças similares.

LEIA MAIS:

Perfis de menores de 16 anos serão configurados como privados na hora do cadastro no Instagram

Vídeos no YouTube enviados por pessoas com menos de 18 anos ficarão marcados como privados na configuração padrão

Segundo o TikTok, as alterações serão "implementadas para nossos usuários em todo o mundo nos próximos meses". Veja quais são:

A opção de mensagens do aplicativo será desabilitada por padrão para novos usuários entre 16 e 17 anos. Ainda será possível habilitá-las pelas configurações e as contas existentes receberão um aviso para que revisem as configurações de privacidade. As mensagens diretas não estão disponíveis nos perfis de pessoas com menos de 16 anos.

Contas de 13 a 15 anos não receberão notificações no celular a partir das 21h e contas de 16 a 17 anos terão as notificações desativadas a partir das 22h.

Quando adolescentes com menos de 16 anos forem publicar um vídeo, uma janela vai pedir para escolher quem poderá assisti-lo – as opções são "seguidores" ou "amigos" para as contas privadas. Perfis públicos podem escolher "todos".

O TikTok permite habilitar uma opção para que outras pessoas possam fazer download do vídeo para enviar para outras redes sociais. Se usuários de 16 a 17 anos ativarem o recurso, uma janela vai solicitar uma confirmação. A opção de downloads não está disponível nas contas de menores de 16 anos.

Conheça mais sobre o TikTok:

TikTok: o aplicativo chinês que conquistou milhões de usuários