Facebook apresenta novas ferramentas para conversas entre clientes e empresas no WhatsApp e Instagram
Foco da rede social na conferência de desenvolvedores F8 Refresh são melhorias para facilitar atendimento por meio de seus aplicativos de mensagens. Blog mostra o que fazer caso o WhatsApp não consiga receber e enviar informações pelo Wi-Fi.REUTERS/Thomas WhiteO Facebook anunciou novas soluções para empresas conversarem com clientes pelo WhatsApp e Instagram. As novidades fazem parte da F8 Refresh, conferência da rede social para desenvolvedores realizada nesta quarta-feira (2).No WhatsApp Business, versão corporativa do aplicativo de mensagens, as empresas terão como oferecer mais informações rápidas aos clientes. As conversas poderão contar com mensagens automáticas sobre o andamento de pedido ou o retorno de um produto ao estoque, por exemplo. O serviço também vai permitir que clientes respondam a perguntas de múltipla escolha para não precisarem digitar nada. A ideia é permitir respostas curtas para que o atendimento fique mais ágil. As empresas também conseguirão implementar mais rapidamente a API (Interface de Programação de Aplicações, na sigla em inglês) do WhatsApp Business, um conjunto de funções que permite acessar as conversas em outros softwares.Segundo o Facebook, a instalação levava semanas e, agora, poderá ser concluída em cinco minutos. Conversas com empresas no Instagram O Facebook já oferece ferramentas para empresas conversarem com clientes pelo Messenger desde 2016. Agora, elas também poderão realizar o atendimento pelo Direct do Instagram, que teve a API liberada. As marcas poderão administrar as mensagens de clientes no Instagram por meio plataformas de terceiros. O objetivo, segundo o Facebook, é contribuir para conversas que aumentem a satisfação dos clientes e levem a mais vendas. Ícone do Instagram.REUTERS/Thomas White“Nossa visão é de que a mensageria seja a principal forma de comunicação entre as pessoas e as empresas”, afirmou o diretor de plataforma de parcerias do Facebook, Konstantinos Papamiltiadis.“Queremos torná-la o mais conveniente, discreta e personalizada possível, nos mesmos aplicativos e recursos familiares que já são usados para se comunicar com a família e amigos hoje”, continuou o executivo.Chamadas de vídeo em realidade aumentadaO software de realidade aumentada Spark AR também teve uma atualização anunciada pelo Facebook. A ferramenta ganhou um recurso para desenvolvedores criarem experiências imersivas durante chamadas de vídeo. Por meio da API conhecida como Multipeer, o Spark AR poderá ser usado para criar efeitos que façam os usuários se sentirem no mesmo lugar que outra pessoa. O Facebook afirmou que, com a mudança, usuários distantes poderão simular que estão juntos no espaço ou ao redor de uma fogueira, por exemplo. “Esse novo recurso de formato longo abre novas possibilidades empolgantes para criadores e desenvolvedores criarem experiências de RA para chamadas de vídeo no Messenger, Instagram e Portal”, afirmou Papamiltiadis.