Aluna da Etec é aprovada em 1º lugar no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia

Publicada no JORNAL DO PORTO dia21-5-2021

Aluna da Etec é aprovada em 1º lugar no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia

A estudante Maria Eduarda Ferreira, 18 anos, foi aprovada em primeiro lugar na modalidade escola pública no curso de Jornalismo na UFU - Universidade Federal de Uberlândia. A instituição está entre as 120 melhores da América Latina de acordo com o Ranking Mundial QS de Universidades 2021.

A aluna da Etec Professor Jadyr Salles se inscreveu no SISU 2021, o Sistema de Seleção Unificada, utilizando a nota do ENEM e foi aprovada para o ingresso na Universidade. Ela conta que a preparação para a prova foi difícil e que a pandemia dificultou, em muitos aspectos, este processo. "Fazer a prova de máscara, com medo da pandemia, e eu ainda achava que o Enem seria adiado na semana que ele aconteceu, era muita incerteza", conta ela.

Esta mesma situação foi retratada pelo estudante Pedro Henrique Cruz, aluno da Etec, e aprovado em 5º lugar no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Para ele, apesar do maior tempo para estudar, a pandemia impactou o emocional dos vestibulandos. "Foi um tanto quanto difícil, levando em conta a rotina dentro de casa, a conciliação com o ensino médio, e os acontecimentos no mundo que tornavam tudo muito estressante", explica.

Apesar das dificuldades de se estudar em casa, Pedro considera que o final do processo foi gratificante. A futura graduanda em Jornalismo, Maria Eduarda, concorda com ele. Ela conta que foi fácil escolher o curso e que desde os 13 anos planejava atuar na área da Comunicação por gostar muito de ler e escrever.

Após o resultado, a família comemorou a conquista da estudante. "Eu fiquei muito emocionada e meus pais só me disseram 'viu eu avisei', acreditaram em mim quando nem eu acreditava" relata. Maria Eduarda ainda passa uma mensagem para os estudantes que estão buscando a aprovação nos vestibulares "óbvio que é difícil, tem muitas pedras no caminho durante a preparação das provas, mas a aprovação faz valer todo o seu esforço, pode ter certeza, é um orgulho inexplicável!".

Para o Diretor da Etec Professor Jadyr Salles, Renato Vicente de Paula, a instituição exerce um papel fundamental na preparação dos estudantes para os principais vestibulares do país e recorda que o protagonismo dos alunos está entre os principais valores do Centro Paula Souza. "Isso nos reporta a um ambiente onde os alunos são estimulados a buscar informações e construir conhecimento de maneira autônoma, mas com foco na eficiência do aprendizado", explica ele.

Renato ainda destaca os vínculos dos alunos com a escola e a formação de valores ao longo deste período. "O Centro Paula Souza promove a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, busca-se ainda cultivar valores como a valorização e o desenvolvimento humano, a postura ética e o comprometimento, respeito à diversidade e a pluralidade", finaliza.

Além de Maria Eduarda, confira aqui outras aprovações da Etec Jadyr Salles neste ano*.


- Lara Helena Dondoli Ximenes - Direito - FDF – Franca

- Livia de Oliveira Moreira - Comunicação Social - Unicep - São Carlos

- Lucas dos Santos Zadra Barroso - cursinho CPM

- Gabriel Augusto Prevato - Ciências da Computação - Unifal - Minas Gerais

- Marcella Trevisan Moda - Ciências da Computação - Unip - Ribeirão Preto


*Devido a pandemia algumas instituições ainda não divulgaram os resultados e muitos alunos estão na lista de espera, podendo ainda ser aprovados.