Moraes determina abertura de inquérito para apurar suposto ataque hacker ao sistema do STF

Moraes determina abertura de inquérito para apurar suposto ataque hacker ao sistema do STF
Acessos considerados fora do padrão foram identificados no último dia 6. Ministro atendeu a um pedido da PF, e uma das linhas de investigação é apurar se houve motivação política. Alexandre de Moraes, ministro do STF

Reprodução/TV Globo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito para investigar um suposto ataque hacker ao sistema eletrônico do tribunal.

O ministro tomou a decisão atendendo a um pedido da Polícia Federal, que chegou a fazer uma análise preliminar no sistema da Corte.

Após receber a avaliação da PF, Moraes entendeu que há elementos de uma suposta ameaça ao STF e que os fatos podem estar conexos à apuração dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos. A investigação será sigilosa.

Uma das linhas dos investigadores é descobrir se houve motivação política no ataque.

Supremo Tribunal federal e Polícia Federal investigam suposto ataque hacker ao sistema da corte

Tentativa de ataque

Na semana passada, o Supremo iniciou uma investigação sobre uma tentativa de ataque hacker no sistema eletrônico da Corte. O procedimento começou após terem sido identificados acessos fora do padrão na quinta-feira (6).

Técnicos do Supremo afirmaram que a tentativa de invasão foi contida enquanto ainda estava em andamento. E que não foram acessadas informações sigilosas nem houve sequestro do ambiente virtual, como ocorreu com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no ano passado.

O site do tribunal foi tirado do ar na quinta (6). Em nota divulgada na manhã da sexta, o Supremo informou que a medida, que atingiu usuários externos, foi adotada para "garantir a segurança das informações."