Alemanha vai investir 2 bilhões de euros em computação quântica

Alemanha vai investir 2 bilhões de euros em computação quântica
Tecnologia utiliza fenômenos da mecânica quântica para dar um salto na capacidade de processamento de dados. Componente do computador quântico do Google, em imagem de arquivo

Reuters via Google

A Alemanha vai investir cerca de 2 bilhões de euros (US$ 2,4 bilhões) para apoiar o desenvolvimento de seu primeiro computador quântico, além de tecnologias relacionadas, nos próximos quatro anos, disseram os ministérios da Economia e da Ciência nesta terça-feira (11).

O Ministério da Ciência da Alemanha vai investir 1,1 bilhão de euros até 2025 para financiar a pesquisa e o desenvolvimento em computação quântica - que usa os fenômenos da mecânica quântica para dar um salto na capacidade de processamento de dados de computadores.

IBM diz ter criado primeiro chip de 2 nanômetros do mundo; entenda

O Ministério da Economia vai investir 878 milhões de euros em aplicações práticas.

O Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR, na sigla em alemão) receberá a maior parte dos subsídios - cerca de 740 milhões de euros - para se associar a empresas industriais, empresas de médio porte e startups com o objetivo de formar dois consórcios, disse o Ministério da Economia.

"A computação quântica tem o potencial de revolucionar as principais indústrias de nossa economia", disse o ministro da Economia, Peter Altmaier. Ele citou aplicações em áreas como melhor gestão de oferta e demanda no setor de energia, melhor controle de tráfego e testes mais rápidos de novas substâncias ativas.

Arte mostra interior do computador quântico

Roberta Jaworski/ Arte G1

"Nosso objetivo é que a Alemanha se torne um dos melhores centros do mundo no desenvolvimento e na aplicação prática da computação quântica", disse ele.

A ministra da Ciência, Anja Karliczek, disse que a meta do governo é a construção de um computador quântico competitivo na Alemanha em cinco anos, e criar uma rede de empresas no campo do desenvolvimento de aplicativos de ponta.

"Hoje, iniciamos a missão do computador quântico 'Made in Germany' - e agora estamos prontos para decolar", disse Karliczek.

Conheça o computador quântico do Google

Google confirma fabricação do primeiro computador quântico