Facebook e Sony não participarão da GDC devido a preocupações com o Covid-19

Facebook e Sony não participarão da GDC devido a preocupações com o Covid-19

O Facebook e a Sony anunciaram na quinta-feira (20) que não participarão da Game Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos anuais sobre o desenvolvimento de games em todo o mundo. A conferência acontece entre os dias 16 e 20 de março e a saída das companhias é um reflexo das preocupações com a crescente epidemia do novo coronavírus, o Covid-19.

"A GDC é sempre um destaque da nossa programação de eventos de jogos, no entanto, a saúde de nossos funcionários e a comunidade de jogos em geral vêm antes de qualquer outra coisa. Devido às crescentes preocupações com a saúde em torno do Covic-19, as equipes de realidade aumentada e realidade virtual e jogos do Facebook não comparecerão à GDC este ano", comunicou, via blog.

Facebook aproveita o GDC para anunciar lançamentos do Oculus (Imagem: Reprodução/Facebook)

O Facebook normalmente participa do GDC para fazer anúncios de sua divisão de realidade virtual Oculus e outros empreendimentos em jogos. Um porta-voz da empresa afirmou que os anúncios planejados ainda devem ser realizado, mas no formato digital. Ele ainda adiantou o desejo da companhia de estar GDC de 2021.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

A Sony também fez uma declaração semelhante, nesta nesta quinta-feira. "Tomamos a difícil decisão de cancelar nossa participação na Game Developers Conference devido a preocupações crescentes relacionadas ao Covid-19. Achamos que essa era a melhor opção, pois a situação relacionada ao vírus e às restrições globais de viagens mudavam diariamente. Estamos desapontados por cancelar nossa participação, mas a saúde e a segurança de nossa força de trabalho global são nossa maior preocupação", destacou.

Organização garante manutenção do evento

Mesmo sem dois grandes participantes, os promotores do GDC garantem que o evento vai acontecer e que as medidas de segurança vêm sendo tomadas. "A equipe da GDC está acompanhando de perto o desenvolvimento do novo coronavírus, enquanto levamos a saúde e a segurança de nossa comunidade de desenvolvimento de jogos muito a sério", disse um porta-voz.

Imagem: Reprodução/Making Games

"Seguindo as rigorosas leis de quarentena adotadas pelo governo dos Estados Unidos e as orientações do Departamento de Saúde Pública, Organização Mundial da Saúde e Centro de Controle de Doenças, que nos colocou em prática medidas aprimoradas no local, estamos confiantes de que o Game Developers Conference seguirá em os passos de outros grandes e bem-sucedidos eventos internacionais que ocorrem no Moscone Center", completou.

Covid-19 também afeta o Pax East

Outro grande evento da seara dos games, o Pax East, um dos maiores centros de lançamento de títulos indie da temporada, está próximo de acontecer, entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, em Boston. E, claro, por lá também há a preocupação com o Covid-19. A Sony já adiantou que não vai estar presente, justamente por conta de precauções contra a doença.

Imagem: Reprodução/Viessmann

Um porta-voz do Facebook também disse que a empresa não pode enviar funcionários para o PAX East devido a preocupações com o novo coronavírus, mas está "ansioso para participar e participar de futuros eventos do PAX".

Até agora, já são quase 76 mil casos de infecção pelo Covid-19 em todo o mundo e 2.131 mortes. No Brasil, ainda não confirmação, apenas registros de possibilidades, a maioria descartada.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: