Lucas Penteado no 'BBB21': Ator foi do movimento de ocupação nas escolas a 'Malhação'

Lucas Penteado no 'BBB21': Ator foi do movimento de ocupação nas escolas a 'Malhação'
'Fiozera deu um impacto legal na minha vida. Um personagem de periferia, morador da Brasilândia, que viveu muito dos encargos que eu vivi', disse ator ao G1 em 2018. Lucas Penteado fez o Fio na temporada 2017 de 'Malhação: Viva a Diferença'

Eduardo Palácio/G1

Ator, cantor, poeta, MC, slammer, apresentador, diretor e dramaturgo. Parece muita coisa, mas aos 24 anos Lucas Penteado, membro do grupo do Camarote no "BBB21" tem ainda mais pontos em seu currículo.

Lista completa do BBB21

A nova edição do reality show estreia oficialmente na próxima segunda-feira (25), mas o público já pode votar e dar imunidade a seus participantes favoritos.

Em 2015, Lucas estava no 1º ano do Ensino Médio. Ele era presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Caetano de Campos, em São Paulo.

Ele estava em um congresso estudantil em Brasília quando ouviu os primeiros rumores sobre as ocupações: alguns amigos o informaram que a Escola Estadual Diadema seria ocupada. A escola da Grande SP foi a primeira a ser ocupada pelos estudantes, em protesto contra o projeto de reorganização escolar do então governador Geraldo Alckmin.

Segundo ele, a experiência foi intensa e o marcou para toda a vida. "É uma pressão muito forte. A gente era moleque, sabe, ainda sou moleque, e tipo, mano, você vê toda aquela responsabilidade e o quanto estava reverberando, passando na TV...", disse ele em entrevista ao G1, em 2018.

Do movimento de ocupação à temporada em Malhação: conheça Lucas Penteado

Em 2017, integrou o elenco de "Malhação - Viva a Diferença", temporada que registrou maior audiência para a novela desde 2009.

Seu primeiro papel na TV, o personagem conhecido como Fio era dançarino de funk. Durante a trama, ele passou por várias situações de racismo, como ser confundido com um assaltante.

""Fiozera deu um impacto legal na minha vida. Um personagem de periferia, morador da Brasilândia, que viveu muito dos encargos que eu vivi", disse Penteado.

O sobrenome entrega que Lucas pertence a uma linhagem nobre do samba paulista. Ele é da família de Frederico Penteado, um dos fundadores da Vai-Vai, tradicional escola de samba do Bixiga.

Batalhas

Ainda na ocupação da escola, Lucas teve o primeiro contato com o Slam Resistência, batalha de poesias faladas que acontece toda primeira segunda-feira do mês na Praça Roosevelt. Na ocasião, a poeta Roberta Estrela D'Alva apresentou sua poesia dentro da ocupação.

Um ano depois, em dezembro de 2016, o jovem participou e ganhou a competição com um texto forte, sobre ser negro e sobre as cotas em universidades.

"Prazer! Sou sim o desgraçado/ como o engravatado tinha me falado/ É, mas ele ficou impressionado/ porque além de ser negro drama também sou um negro estudado", diz um trecho da poesia.

Em 2019, foi ainda um dos protagonistas do documentário "Espero Tua (Re)Volta", disponível no Globoplay, que venceu diversos prêmios, incluindo duas categorias no Festival de Berlim.