Airbnb estreia na bolsa nesta quinta e deve levantar US$ 3,5 bilhões

Airbnb estreia na bolsa nesta quinta e deve levantar US$ 3,5 bilhões
Ações da empresa norte-americana de aluguel de residências Airbnb foram precificadas a US$ 68, estimando o valor da empresa em US$ 47 bilhões. Novo logotipo do Airbnb, que contém, além do nome da empresa, o 'símbolo de pertencimento' Bélo.

Divulgação/Airbnb

A empresa de aluguel de residências Airbnb estreia nesta quinta-feira (10) na Nasdaq, a bolsa de ações ligadas ao setor de tecnologia dos Estados Unidos. Com as ações precificadas a US$ 68, a empresa deve levantar cerca de US$ 3,5 bilhões nessa operação.

O valor das ações ficou acima da faixa de preço estimada: a Airbnb planejava vender cerca de 51 milhões de ações entre US$ 56 e US$ 60 cada, sendo que essa faixa já havia sido elevada da meta anterior de US$ 44 a US$ 50 por ação.

O IPO dá à empresa norte-americana de aluguel de residências Airbnb um valor de mercado (soma do valor de todas as suas ações) de US$ 47,3 bilhões.

O IPO da Airbnb é o maior do ano nos EUA de uma empresa operacional.

O presidente-executivo da Airbnb, Brian Chesky, resistiu por anos a pedidos de investidores de acompanhar a corrente de outros unicórnios do Vale do Silício com uma oferta pública inicial de ações antes de ver a empresa ser pressionada pelos impactos da pandemia de Covid-19.

Airbnb em crise com o coronavírus: 'Levamos 12 anos para construir a empresa e perdemos quase tudo em semanas'

O IPO acontece 12 anos depois que Chesky fundou a empresa com os ex-colegas de quarto Joseph Gebbia e Nathan Blecharczyk. A Airbnb atingiu oficialmente a condição de "unicórnio" em 2011, quando superou a avaliação de mercado de US$ 1 bilhão.

A empresa sofreu um forte baque no início deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus, que paralisou o turismo em meio às quarentenas ao redor do mundo. A Aibnb teve que reduzir drasticamente seus custos, o que levou à demissão de 1,9 mil pessoas — ou 25% de seus empregados — e eliminação de gastos com marketing, entre outros.

"Demoramos 12 anos para construir o negócio do Airbnb e perdemos quase tudo em questão de quatro a seis semanas", disse Chesky à BBC.

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