O que é depuração USB: saiba como ativar ou desativar essa função no Android

O que é depuração USB: saiba como ativar ou desativar essa função no Android

A depuração USB é utilizada por desenvolvedores em dispositivos Android para que eles se comuniquem melhor com computadores, tornando o desenvolvimento de aplicativos mais eficiente. Naturalmente, ele só funciona caso o usuário tenha habilitado o modo de desenvolvedor em seu smartphone, que permite acesso a áreas diferenciadas.

Por isso, antes de realizar a depuração USB, é necessário ativar certos recursos do dispositivo, que podem - e devem - ser desativados caso necessário. Isso porque o modo de depuração pode colocar em risco os arquivos e dados do aparelho quando ele é conectado via USB a qualquer outro computador que não seja o seu.

Como ativar a depuração USB

Passo 1: primeiro, você deve ativar o modo de desenvolvedor do seu smartphone. Para isso, vá até às configurações e, depois, selecione "Sobre o telefone".

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Em "Sobre o telefone", você encontrará as informações sobre sua versão do Android (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: toque em "Informações do software" e depois, sobre "Versão do Android" sete vezes.

A mensagem "Você já é um desenvolvedor" deverá aparecer (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: retorne até as configurações de seu smartphone. Role a tela até ver "Opções do desenvolvedor". Pronto.

Em "Opções do desenvolvedor", você tem acesso a recursos exclusivos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: agora que o modo de desenvolvedor de seu Android já está ativado, basta selecionar as "Opções do desenvolvedor" e rolar a tela até encontrar "Depuração USB". Depois, toque em "OK" para confirmar a ativação.

Permitindo a depuração USB (Captura de tela: Ariane Velasco)

De agora em diante, ferramentas como o Android Studio (exclusiva para desenvolvedores) irão reconhecer o seu smartphone todas às vezes que ele estiver conectado ao computador (desde que a depuração USB continue ativada).

Desativar a depuração USB

Já, caso você queira desativar a depuração, basta acessar novamente as "Opções do desenvolvedor" e tocar sobre a chave de ativação, que será "desligada". Simples, não é mesmo?

Desativando a depuração USB (Captura de tela: Ariane Velasco)

E você, sabia que era possível usar seu Android no modo de desenvolvedor? Quais as vantagens dele, na sua opinião? Conte pra gente nos comentários.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: