André Marques fala de Tom Veiga no 'Mais Você': 'Tom era unanimidade'

André Marques fala de Tom Veiga no 'Mais Você': 'Tom era unanimidade'
Ator e apresentador era muito amigo de Tom e foi o primeiro a chegar na casa dele no domingo (1º). No 'Mais Você', André Marques lembra da convivência com o amigo Tom Veiga

Reprodução/TV Globo

André Marques se emocionou ao falar sobre Tom Veiga no "Mais Você" desta segunda (2).

"O Tom era unanimidade", falou aos prantos André.

Ele também mandou um recado para os filhos de Tom. "Os filhos dele podem falar 'papai era sinistro, papai era foda", manda

Homenagem no 'Mais Você'

A apresentadora Ana Maria Braga começou o "Mais Você" desta segunda-feira (2) muito emocionada para fazer uma homenagem a Tom Veiga. Intérprete do Louro José, ele foi encontrado morto em casa, no Rio, neste domingo (1º). O ator tinha 47 anos.

"Hoje eu não estou perdendo só o Tom, eu estou perdendo o Tom, um grande amigo, né? Um menino que a gente nunca discutiu, nunca brigou. E com ele foi junto o meu filho, que eu sempre considerei assim o Louro e o Tom", diz Ana chorando.

"Eu fiquei pensando como eu ia conseguir chegar aqui e falar bom dia para vocês, porque dói muito. Assim como uma mãe perde um filho, um companheiro, porque filho da gente é um companheiro que você viu nascer e ele era isso", continua.

"Por mais que minha produção e a direção da casa estivesse preocupada comigo hoje, aqui, eu não poderia deixar de estar aqui, moída por dentro, e deixar todos os que amam o Louro sem essa última homenagem", diz Ana Maria.

A apresentadora sobre como o companheiro de trabalho era querido pela equipe e por todos que foram ao programa. "Todos adoravam o Tom", afirmou.

Para a homenagem ao vivo, a equipe do "Mais Você" separou imagens dos bastidores de Tom com a Ana. A equipe também mandou vídeos comentando o convívio com o ator nos bastidores.

A apresentadora disse que, em 21 anos de trabalho juntos, eles nunca se desentenderam.

"A gente era confidente um do outro, contava coisas que a gente não contava com ninguém", contou.

Apesar de chorar, Ana Maria falou que não era transformar o programa em um momento triste e que o choro era de alegria por ter conhecido e convivido com Tom.

Tom se dividia entre Rio de Janeiro e de São Paulo para gravar o programa, depois que o "Mais Você" voltou para a capital paulista em outubro.

A apresentadora lembrou do último programa que fizeram juntos na sexta (30), e que ele deveria estar com ela em São Paulo nesta segunda (2).

Homenagem nas redes sociais

A apresentadora lamentou a morte de Veiga no domingo com fotos juntos. Juliana Paes, André Marques, Angélica, Ana Furtado e outros famosos também publicaram mensagens de apoio e gratidão.

"Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração", escreveu Ana Maria.

Até a última atualização desta reportagem, a causa da morte não havia sido divulgada. De acordo com informações da 16ªDP (Barra da Tijuca), o caso está em investigação. A perícia de local foi acionada.

Trajetória no 'Mais Você'

Veiga trabalhou no "Mais Você" desde a estreia do programa, em 1999. Responsável pela voz e pela manipulação do Louro José desde que o personagem foi criado, em 1996, ficou conhecido pelas tiradas de humor.

"O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança", disse Veiga em depoimento ao site Memória Globo.

O papagaio Louro José foi idealizado por Ana Maria Braga em 1996, informa o Memória Globo. Na época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na Record, que entrava no ar após a programação infantil. Por esse motivo, ela teve a ideia de fazer um personagem que chamasse a atenção das crianças.

Diversas pessoas foram testadas para manipular o papagaio, que mistura elementos de fantoche com controle remoto – mas quem ficou com o papel desde o começo foi Tom Veiga.

Em março de 2017, Ana Maria fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele:

"Meu papagaio mais amado, meu filho. Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas".

Ana Maria Braga e Tom Veiga

Reprodução/Instagram/Tom Veiga