Apps baixados 7 milhões de vezes na Play Store contêm códigos de publicidade irregular, alerta empresa

Apps baixados 7 milhões de vezes na Play Store contêm códigos de publicidade irregular, alerta empresa
Fabricante de antivírus identificou 21 programas que se tentam se passar por jogos para atrair usuários. Mais 21 apps com publicidade oculta foram encontrados na Play Store.

Divulgação/Google

A fabricante de antivírus Avast publicou um alerta informando que seus especialistas identificaram 21 novos aplicativos de Android que exibem anúncios de forma abusiva.

Todos estavam listados na Play Store, a loja oficial de apps mantida pelo Google, onde conseguiram mais de 7 milhões de downloads.

A prática de esconder anúncios irregulares é normalmente chamada de "HiddenAds".

Diferente da publicidade que patrocina muitos aplicativos e sites, a programação do "HiddenAds" faz com que as propagandas apareçam a qualquer momento, mesmo que o app não esteja em uso. A janela publicitária também não identifica qual aplicativo foi responsável pelo anúncio.

"Eles também frequentemente escondem seus próprios ícones, para que não possam ser deletados, e se escondem atrás de anúncios aparentemente relevantes, de modo que é mais difícil identificá-los", explica o alerta da Avast.

Apps suspeitos para Android e iOS são promovidos em perfis do TikTok e Instagram

Aplicativos para Android na Play Store ofereciam produtos grátis para realizar fraude publicitária

Como saber se você está baixando um aplicativo legítimo ou oficial

A exibição de publicidade fora da janela do aplicativo fere as regras da Play Store do Google. Dos 21 aplicativos encontrados pela Avast na loja, apenas 4 ainda estão on-line.

Como o Google não revela os motivos para a remoção de um app, não é possível saber se eles foram removidos pela própria empresa ou retirados do ar pelos próprios responsáveis após a publicação da denúncia.

Aplicativo 'Shoot Them' permanece on-line na Play Store. Jogo com mais de 1 milhão de downloads tem mecânica parecida com outro game e resenhas negativas.

Reprodução

Com exceção da publicidade oculta, a Avast não informou se algum outro comportamento malicioso foi identificado nos aplicativos.

O download dos anúncios pode reduzir a autonomia do celular na bateria e aumentar o consumo do plano de dados móveis, além de atrapalhar o uso normal do aparelho.

O Android possui um sistema que verifica os apps instalados e alerta sobre apps potencialmente nocivos. Não é necessário desinstalar procurar os apps ou desinstalá-los manualmente, mas a Avast publicou uma planilha com links para todos os apps na Play Store.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

VÍDEOS: Aprenda dicas sobre segurança digital