BRK Ambiental recomenda consumo consciente de água após onda de calor afetar níveis dos reservatórios de Porto Ferreira

Temperaturas elevadas ocorrem em todo o estado e, aliadas à falta de chuva, podem ocasionar desabastecimento

BRK Ambiental recomenda consumo consciente de água após onda de calor afetar níveis dos reservatórios de Porto Ferreira


Uma onda de calor que atinge Porto Ferreira e todo o estado de São Paulo afeta os níveis dos reservatórios de água da cidade nesta segunda, dia 05. A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, pede o consumo consciente por parte da população.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, as temperaturas máximas previstas devem continuar altas pelo menos até o final desta semana, podendo superar os 42° no estado de São Paulo. Em Porto Ferreira, nesta segunda a máxima é de 37°.

As altas temperaturas, aliadas à falta de chuva, características deste período de estiagem, podem ocasionar situações pontuais de desabastecimento na cidade ao longo dos próximos dias. Os bairros da cidade que podem ser afetadas são: Jardim Bandeirantes, Jardim Jandyra, Jardim Modelo, Jardim dos Ipês, Jardim Recreio, Parque Residencial José Gomes, Parque Residencial Paulo Calisto, Porto Belo, Parque Residencial Santo Afonso, Vila São Pedro, Jardim Porto Seguro, Jardim Independência e Jardim Residencial Las Palmas.

Técnicos da concessionária têm atuado no monitoramento e em manobras no sistema de distribuição de água para minimizar os impactos, mas recomenda o consumo consciente por parte da população.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Campanha "Consumo Consciente"

A concessionária retomou na segunda quinzena de setembro a campanha "Consumo Consciente" que visa orientar e incentivar hábitos de consumo equilibrados. Veiculações em rádios e no site consumoconsciente.brkambiental.com.br apresentam dicas e informações sobre o assunto, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados. A proposta é que todos reflitam sobre o consumo e usem do bom senso para ajudar o meio ambiente.

Hábitos bem simples, como diminuir em 1 minuto o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde para lavar o carro, entre outros, ajudam na redução do consumo de água. "Mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia, é possível utilizar a água de forma consciente. Evitar desperdícios, como excesso durante a lavagem de calçadas e varandas, na irrigação de jardins, e reaproveitar a água para limpeza dos quintais, são bons exemplos", reforça Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

A Organização das Nações Unidas considera que o consumo diário de água por pessoa seja de 110 litros para atender as necessidades de consumo e higiene.