Tiê adiciona flores ao 'doce jardim' com 'Kudra', EP de boas vibrações

Tiê adiciona flores ao 'doce jardim' com 'Kudra', EP de boas vibrações
Capa do EP 'Kudra', de Tiê

Rodolfo Magalhães

Resenha de EP

Título: Kudra

Artista: Tiê

Gravadora: Warner Music

Cotação: * * * 1/2

? Em cena a partir de 2007, Tiê vem se equilibrando entre as regras do mercado fonográfico e a liberdade dos artistas independentes desde que, contratada pela gravadora Warner Music, ascendeu ao mainstream em 2015 com o estouro nacional da canção A noite (La notte, Giuseppe Anastasi, 2012, em versão em português de Adriano Cintra, André Whoong, Rita Wainer e Tiê, 2014).

Esse equilíbrio delicado ficou bem nítido em Gaya (2017), quarto álbum de estúdio dessa artista paulistana que começou a chamar atenção na cena indie de São Paulo com o primeiro álbum, Sweet jardim (2009).

Disco lançado sem aviso prévio na sexta-feira, 2 de outubro, Kudra – EP com inéditas seis músicas autorais da cantora e compositora – não a liberta totalmente do jugo mercadológico, visto que a música mais banal da safra gravada durante a pandemia, Lado bom (André Whoong, Gianni Salles e Tiê), é justamente a faixa escolhida pela gravadora para promover Kudra. Mas o disco já representa um avanço na reconquista das emoções reais.

Com 22 minutos, o EP – gravado no estúdio Rosa Flamingo com produção musical dividida entre André Whoong, Adriano Cintra, Gianni Salles e Flávio Juliano – adiciona algumas flores ao doce jardim de Tiê. Canção melodiosa que versa com sensibilidade sobre a a transformação da mulher a partir do parto, E nasce uma mãe (André Whoong, Serginho e Tiê) é um delas e exala o perfume suave da música de Tiê.

Filha da artista, Amora se junta à mãe no EP para encorpar os vocais da música-título Kudra (Flávio Juliano e Tiê), composta em inglês e imersa em sedutora atmosfera sonora criada a partir da interação de instrumentos orgânicos (sobretudo do toque do violão) com as programações de André Whoong, produtor da faixa. O arranjo ganha crescente intensidade.

Já E daí? é faixa de batida sintetizada cantada por Tiê com Filipe Catto, coautor da música também assinada por Tiê e por André Whoong. O verso-refrão-título surte efeito de mantra na gravação produzida por Whoong com Adriano Cintra.

Música que abre o EP Kudra, Crepúsculo se acende em ambiência folk em gravação produzida por Gianni Salles com Flávio Juliano, parceiro de Tiê na composição.

Completando o repertório do disco, há a canção Estranhos (Adriano Cintra, Dani Vellocet e Tiê), faixa que concilia a delicadeza confessional da obra da artista com a embalagem pop eletrônica da faixa. É nessa balança que Tiê busca estabilidade em Kudra, disco de boas músicas e vibrações.