Centro passa a ser o bairro com maior número de casos confirmados até 1º de agosto

Centro passa a ser o bairro com maior número de casos confirmados até 1º de agosto


Esta semana a Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou na página oficial da Prefeitura mais um relatório epidemiológico semanal, com os resultados apurados até o dia 1º de agosto.

O estudo mostra que o bairro do Centro é o que tinha até o início do mês o maior número de moradores confirmados com a covid-19, num total de 46 pessoas. Na sequência vêm o Jardim Porto Bello, com 40, Jardim Anésia (32), Cristo Redentor (29), Vila Maria e Vila Nova (ambos com 26 cada), Vila Sybilla (25). Os outros bairros listados têm menos de 20 casos cada um (veja gráfico).

Até a semana anterior o Jardim Porto Bello estava na frente no número de casos. Porém, na semana epidemiológica de 26 de julho a 1º de agosto o Centro positivou 13 moradores, muito acima dos demais para o período: Vila Maria, com 6 casos, e Vila Sybilla e Vila Daniel, com 5 casos cada.

A boa notícia é que na semana de 26/07 a 01/08 houve a terceira queda seguida no número de casos totais. A semana de 5 a 11 de julho foi a pior até agora no número de infectados, com 111 confirmações. Nas semanas seguintes caíram para 88, 87 e 78. Mesmo assim, um número considerado alto.

"Apesar do número alto de pessoas infectadas, no mês de julho 64% dos casos foram descartados, ou seja, o resultado foi negativo para a covid-19. Das pessoas confirmadas, 88% já estão curadas, e 12% ainda em isolamento. Desde o início da transmissão no município, 60% dos casos notificados foram descartados, e das pessoas confirmadas, 80% já estão curadas, e em torno de 10% ainda aguardam resultado de exame. A taxa de contaminação diminuiu de 0,98 para 0,90, continuando abaixo de um, que é o ideal para conter a propagação do vírus, pois indica que cada paciente infectado transmite o vírus para menos de uma pessoa", diz trecho do relatório.

Dos casos confirmados e que possuem alguma comorbidade, a faixa etária dos 50 aos 59 anos é a que apresenta o maior número. Entre as mulheres, as comorbidades são mais incidentes nas faixas etárias mais jovens, enquanto que nos homens a incidência é maior nos idosos.

A taxa de letalidade em Porto Ferreira estava até o dia 1º de agosto em 2,8%. A taxa de letalidade no Brasil é de 3,4% e a do estado de São Paulo, de 4,1%.