Na noite do último domingo (6) a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, localizada na Vila Sybilla, realizou na Comunidade São Jorge, no Jardim Porto Novo, a Solenidade da Epifania – Dia de Reis, mantendo assim uma tradição dos católicos.

O evento teve missa e depois a apresentação de Folia de Reis com o grupo São Lucas, da cidade de Limeira.
A Jornal do Porto TV registrou toda a festa na Comunidade São Jorge, com muita música, fé e religiosidade. Os fiéis acompanharam tudo e também participaram, entoando os cânticos, sob a liderança do padre Eduardo Milaré.
Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis (em Portugal diz-se Reisada ou Reiseiros) é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, caracterizada por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.
A denominação fala dos festejos entre o natal e o Dia de Reis – 6 de janeiro – e diz respeito tanto ao “cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo (...) no Brasil, sem especificação maior, refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e Reis” na definição do folclorista Câmara Cascudo, que completa: “o reisado pode ser apenas a cantoria como também possuir enredo ou série de pequeninos atos encadeados ou não”.
Assista à reportagem da JPTV acessando o QR Code abaixo.

0
0
0
s2sdefault