Notícias da Região: Santa Rita do Passa Quatro
Destinada às crianças entre 1 e 5 anos de idade, campanha aconteceu no período de 4 de agosto a 14 de setembro
A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, promovida pelo Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, superou a meta de 95% do público alvo, estipulada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com os dados do Departamento de Saúde, foram vacinadas contra poliomielite 1084 crianças, das 1075 previstas, totalizando 100,8% de abrangência. Contra o sarampo, foram vacinadas 1069, das 1075 previstas, abrangência de 99,44%.

A campanha foi realizada no período entre 4 de agosto e 14 de setembro – incluindo a prorrogação de prazo. As vacinas foram oferecidas para crianças com idades entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias, com vacinação no Centro de Saúde II, PAS do CAIC e PSF Santa Cruz da Estrela. No período da campanha foram realizados dois “Dias D”, com plantões especiais nos sábados (4 e 18/8).
Os pais e responsáveis também foram orientados a levar a carteirinha de vacinação dos filhos, para que, caso alguma vacina esteja atrasada, o registro da criança seja atualizado.
A Campanha Nacional de Vacinação é promovida Ministério da Saúde, em conjunto com secretarias de Estado e Prefeituras Municipais e foi estrelada pela apresentadora Xuxa.
O objetivo da mobilização foi de diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Indiscriminada, a campanha de vacinação deste visou manter coberturas homogêneas, vacinando todas as crianças dessa faixa etária no país.
Contra a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberam a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberam a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberam uma dose da vacina Tríplice Viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias antes.

GRIPE
Promovida entre os meses de abril e maio, a campanha contra a gripe (influenza) no município ficou abaixo da expectativa. Destinada a diferentes grupos de risco, a vacinação atingiu 5.246 pessoas, das 7.474       previstas, totalizando 70,19% de cobertura. A meta do MS era de 90%. A cobertura nos grupos ficou assim: idosos (75/47), profissionais da área de saúde (89,10%), crianças (37%), gestantes e puérperas (65%) e professores (64,6%).

0
0
0
s2sdefault