Entre os dias 3 e 6 de setembro, a coordenadora da Casa do Abrigo de Porto Ferreira, Elen Cristina de Souza, e a psicóloga da instituição, Joice Mariana Baldesin Pistori, estiveram na cidade do Rio de Janeiro, participando do 14º Seminário Brasileiro de Acolhimento Institucional e Familiar, promovido pelo Instituto Avance.
O seminário, voltado a gestores da assistência social e saúde, equipe técnica que atua nos serviços de acolhimento institucional e familiar, famílias acolhedoras, técnicos do Judiciário, Ministério Público, e conselheiros tutelares, buscou aprofundar os conhecimentos acerca dos serviços de acolhimento institucional e familiar, e assim garantir seu reordenamento e efetiva qualidade nos serviços prestados às crianças e adolescentes.

A Dra. Jane Valente, graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP abordou temas como a metodologia de trabalho social com famílias, formação da equipe de trabalho nos serviços de acolhimento, e o passo a passo para implantação do Projeto Família Acolhedora nos municípios. A palestrante foi coordenadora durante 7 anos do Serviço de Acolhimento e Proteção Especial de Campinas (Sapeca) que há 20 anos atua no Acolhimento Familiar de Crianças e Adolescentes, e que recentemente foi visitado pela equipe de Porto Ferreira.
Já a palestrante Patrícia Kelly Ferreira, pedagoga, conselheira tutelar no município de SP por duas gestões, Coordenadora da Comissão de Medidas Socioeducativas do Conselho Tutelar de SP e Coordenadora Pedagógica de Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, abordou temas como o sistema de garantia de direitos na proteção integral de crianças e adolescentes; as relações de apego e de desapego nos serviços de acolhimento; e a como consolidar o apadrinhamento afetivo a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Por fim, o palestrante Júlio César Vieira Guimarães, psicólogo, especialista em psicologia social, especialista convidado na elaboração das Orientações Técnicas dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, e coordenador do Centro Municipal de Proteção à Criança e Adolescente de Campinas – SP, explanou sobre as orientações técnicas sobre os serviços de acolhimento, as rotinas de funcionamento dos serviços de acolhimento institucional, e o projeto político pedagógico nos serviços de acolhimento.
A participação no seminário somente foi possível graças ao apoio de amigos e associados, através dos recursos revertidos com a venda de nhoque, uma vez que os recursos repassados pelo município de Porto Ferreira, através do termo de colaboração assinado no fim do ano passado, não contemplam cursos de atualização e aperfeiçoamento.
“Nossa equipe está sempre buscando se aperfeiçoar para melhorarmos a cada dia o serviço prestado às crianças e adolescentes acolhidos. Temos ampliado o envolvimento e a participação das famílias na viabilização do retorno dos acolhidos ao convívio da família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta” afirmou Elen.
Acesse nosso site e veja mais fotos do evento: casadoabrigo.webnode.com/galeria/

0
0
0
s2sdefault

Jornal do Porto TV