O prefeito Rômulo Rippa inaugurou na tarde de terça-feira (09/10) o novo prédio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O serviço funciona agora na esquina das ruas João Salgueiro com Francisco Prado, onde funcionava o Pronto Atendimento (PA) Dr. Neif João, no Centro.
A cerimônia de inauguração contou também com a presença do vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo; da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mileni Arantes Varisi, e toda sua equipe; do representante da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads) de Araraquara, Paulo Albano; outros secretários municipais e convidados.

Em seu discurso, a secretária Mileni lembrou que este é o terceiro equipamento público da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que se transfere para um local mais amplo e adequado para o atendimento ao público no atual governo municipal. Os outros dois foram o Cadastro Único (Bolsa Família) e o Conselho Tutelar.
Paulo Albano, da Drads, parabenizou o governo municipal pelas melhorias alcançadas nas políticas públicas de desenvolvimento social.
O prefeito Rômulo Rippa fez anúncios importantes durante seu discurso. “Em breve vamos abrir um concurso público para contratação de muitos profissionais para a Prefeitura. Aqui para o Creas vamos passar de três para cinco assistentes sociais, e de um para três psicólogos”, disse.
Rippa anunciou também que o município deve instalar em 2019 a chamada Casa de Passagem, para acolher moradores em situação de rua, prestar apoio e encaminhá-los para suas cidades de origem ou familiares.
Sobre o novo Creas, o prefeito agradeceu à empresa Vivo Telefônica SA, proprietária do prédio e representada na cerimônia por Débora Matos, que cedeu as instalações para o equipamento público. “Vamos economizar cerca de R$ 20 mil por ano ao deixar o aluguel que pagávamos do antigo prédio”, destacou.
Ainda falou sobre as salas para escuta especializada, que atenderá a crianças e adolescentes em ambientes especialmente preparados, e lembrou que Porto Ferreira é uma das únicas cidades da região que possui lei municipal que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O que é?
O novo prédio está melhor localizado e possibilitará uma maior estrutura para o atendimento da população. O Creas oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.
O serviço tem como foco a família e a situação vivenciada. O Creas atua dando à família o acesso a direitos socioassistenciais. Além disso, busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos - Prefeitura de Porto Ferreira

0
0
0
s2sdefault

Jornal do Porto TV