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Aplicativo Fala, Cidadão! tem mais de 100 downloads e registrou 30 ocorrências no primeiro mês

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Após um mês em funcionamento, o aplicativo Fala, Cidadão!, lançado no início de julho pela Prefeitura de Porto Ferreira, já foi baixado mais de 100 vezes e registrou 30 ocorrências.

A ferramenta tem o objetivo de aproximar a população do Poder Público e dar a oportunidade para que os cidadãos também façam a fiscalização do município de uma maneira simples, fácil, sem filas, desburocratizada, moderna e eficiente.

 

“Os números do primeiro mês são muito positivos. Das 30 ocorrências recebidas, 20 foram resolvidas e o restante está em andamento. Agora que os servidores e a população estão se familiarizando com o aplicativo, a tendência é de crescimento. Também faremos uma campanha de divulgação maior a partir de agora”, explicou o prefeito Rômulo Rippa ao receber os números do primeiro mês.

Como funciona

O Fala, Cidadão! é uma espécie de ouvidoria avançada, integrado com todas as Secretarias do governo e disponibilizado em plataformas digitais: celulares, tablets, desktops, por exemplo. Ele é grátis e pode ser baixado lojas de aplicativos Android e iOS (Apple).

Futuramente o serviço também poderá ser usado via ligação telefônica, com o atendimento feito por um servidor designado pelo prefeito dentre os cargos de carreira da Prefeitura, e será integrado também ao novo portal da Prefeitura, que está em desenvolvimento.

A forma de usar é relativamente simples. O cidadão deverá primeiramente baixar o aplicativo em seu celular ou tablet. Após a instalação, deverá se cadastrar, criando assim um login e senha que permitirá seu acesso ao Fala, Cidadão! Cumpridos estes trâmites iniciais, será permitido inserir as reclamações ou solicitações ao município.

Por exemplo: andando na rua, a pessoa encontra um buraco ou vazamento de água. Ela poderá fotografar e, por tecnologia de geolocalização, deverá confirmar a rua e o número onde se encontra o problema, e enviar a solicitação. Automaticamente, o sistema vai gerar um protocolo, no qual o cidadão poderá acompanhar de perto o caso.

Do outro lado, na “Central Administrativa”, a Prefeitura vai disponibilizar um ouvidor, que irá receber todas as demandas, dar uma primeira resposta confirmando e aprovando o recebimento da reivindicação. Também poderá ser negada, caso não haja a devida veracidade das informações ou dados suficientes para que se identifique realmente o problema. E, após isso, direcionar à Secretaria responsável por aquele caso específico.

Cada Secretaria terá um encarregado para dar a resolução do caso no menor prazo possível. Os casos registrados pelo aplicativo deverão ter um prazo máximo para ser solucionado.

Os relatórios poderão ser analisados por bairros, Secretarias, categorias (são mais de 40 categorias para classificação de ocorrências), entre outros itens. Isto permite um diagnóstico abrangente e real dos problemas e, consequentemente, auxilia o município na busca de soluções.

“Nosso objetivo é colocar toda a Administração comprometida em dar resolução no menor tempo possível, para que o cidadão sinta confiança e credibilidade na ferramenta. Como venho dizendo desde o início do governo, o foco de nossas ações é oferecer o melhor serviço ao cidadão. Essa transparência e empoderamento dados à população por meio do aplicativo fará com que tenhamos um governo mais eficiente e próximo da população ferreirense”, destacou o prefeito Rômulo Rippa no lançamento do aplicativo.

Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

 

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