Semana Cultural Orestes Rocha - Nasce o Clube do Chorão

A Semana Cultural Orestes Rocha presta homenagem ao pesquisador, radialista e apresentador que muitos trabalhos desenvolveu em prol da cultura ferreirense.

O evento foi criado por lei em 2007.

Alguns trabalhos de Orestes Rocha:

Suplente de Vereador, no período de 1983 a 1986, ocupando o cargo diversas vezes, apresentando indicações em benefício de nossa comunidade ferreirense.

Em 1969 representou Porto Ferreira no programa " Cidade contra Cidade", de Silvio Santos, divulgando nossa cidade para todo o país.

Diretor Social do Clube de Campo das Figueiras em duas gestões, realizou o 1º. Carnaval daquela sociedade em 1976.

Foi Orestes quem levantou a retrospectiva histórica do Porto Ferreira Futebol Clube, quando reuniu mais de cem fotos de todos os seus presidente, diretores e acontecimentos do alvi negro desde seu nascimento, em 1912.

Por duas vezes Orestes organizou exposições fotográficas contando o ontem e o hoje da vida ferreirense; a primeira foi nas festas comemorativas do aniversário da cidade em 1982 e a segunda na Casa da Cultura em 1991.

O museu da Cerâmica Porto Ferreira, também foi montado por Orestes, que conseguiu através de antigos funcionários e familiares, doações de peças fabricadas desde o início da indústria em 1921 e centenas de fotos que hoje fazem parte daquele acervo.

Criador e fundador do Clube do Chorão, que por muitos anos reuni mensalmente antigos ferreirenses e apreciadores da boa música.

Por muitos anos Diretor da Corporação Musical Santa Cecília.

Participou de campanhas em benefício das pessoas carentes, e festas religiosas ou beneficentes.

Faz parte da Irmandade de Misericórdia do Hospital Dona Balbina.

Colaborador do Museu H.P. Prof.Flávio da Silva Oliveira, desde a sua inauguração.

Sócio Benemérito do Grêmio Ferroviário Ferreirense e da Corporação Musical Santa Cecília, pelos relevantes serviços prestados.

Casa da Cultura: Membro da sua primeira Diretoria.

Cartões de Prata: do Rotary Club de Porto Ferreira, por colaboração prestada; Porto Ferreira Futebol Clube, pelo trabalho em sua Retrospectiva histórica e do Clube do Chorão, por ser seu idealizador.

Troféus: TV Gazeta, por colaboração em programa de divulgação de nossa cidade, além de outros troféus e medalhas por participações em festivais, concursos, carnavais e outros eventos ferreirenses.

Vencedor do concurso regional de poesia e outro de pequenos contos sertanejos da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, é detentor de dois troféus "Chapéu de Palha".

Possui também 15 troféus ganhos nos 15 anos apresentando os concursos e desfiles de Bandas e Fanfarras do Festival Zequinha de Abreu, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, considerado o maior evento musical do país.

Descendência: Orestes Rocha é neto paterno de Francisco Rocha Cupido, um dos primeiros Delegados de Polícia de Porto Ferreira e quem mandou construir a primeira torre da antiga Igreja de São Sebastião, quando era seu fabriqueiro, por volta de 1900. Pelo lado materno, é neto de Pedro João Fares, que custeou e incentivou o primeiro plantio de algodão em nosso município e foi um dos quatro fundadores do cinema União. Sua avó, Eva Maria Fares (Mariquinha Turca), com auxílio popular e promovendo festas, construiu a Capela de São Benedito.

Orestes Rocha, cultor da história ferreirense e de todos aqueles que pelo trabalho a construiu, é autor da Edição Comemorativa do 1º.Centenário de Porto Ferreira. Desde 5 de Janeiro de 1997, apresenta aos domingos, na Porto F.M. o programa " Conversando com a saudade ".

Pelo seu constante trabalho em benefício da Porto Ferreira, recebeu o título de "Cidadão Ferreirense" e a "Medalha 29 de Julho", do Executivo e Legislativo Ferreirense.

Em setembro de 2006, Orestes Rocha emprestou seu nome a um Museu da Imagem e do Som, denominado Instituto Cultural Orestes Rocha, entidade fundada pelo hoje vereador licenciado e superintendente da Agência Reguladora de Porto Ferreira, Miguel Bragioni. Veio a falecer pouco tempo depois, deixando muita saudade em amigos e familiares. Em 2007, uma lei municipal foi criada instituindo a Semana Cultural Orestes Rocha.

Comentários