Mais rápido e eficaz, UFS 3.1 deve estrear no Galaxy S20

Mais rápido e eficaz, UFS 3.1 deve estrear no Galaxy S20

Visto pela primeira vez lá em 2015 com o lançamento do Samsung Galaxy S6, o UFS (Universal Flash Storage) se tornou um padrão de armazenamento cada vez mais utilizado desde a smartphones top de linha, como aos intermediários e de entrada.

Ano passado, por exemplo, a até então versão mais recente equipou dispositivos como o OnePlus 7, Realme X2 Pro, Galaxy Fold e o Galaxy Note 10, por exemplo.

Com o recente anúncio do UFS 3.1 pela JEDEC Solid State Technology Association, que promete mais velocidade e rendimento energético em relação à versão anterior, é esperado que o novo padrão de memória faça sua estreia em muito em breve com o lançamento do Galaxy S20, além de também estar presente no OnePlus 8.

-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Samsung Galaxy S20 pode ser o primeiro smartphone a contar com padrão UFS 3.1 (Imagem: Reprodução/OnLeaks)

Quais as vantagens do UFS 3.1?

De acordo com a Jedec, há três importantes melhorias no padrão de armazenamento comparado ao UFS 3.0. A primeira se chama Write Booste; um cachê não volátil do tipo Single-Level Cell (SLC) capaz de aumentar a velocidade de gravação.

A segunda DeepSleep; e foca nos sistemas de baixo custo que compartilham reguladores de tensão UFS com outros recursos.

E a terceira, e última é uma notificação do throttling de desempenho, que alerta o host quando o desempenho precisa ser limitado em virtude das altas temperaturas.

UFS 3.0 foi lançado em 2019 e é sucedido pelo UFS 3.1 (Imagem: Reprodução)

Dentre todas, a mais importante é a primeira, uma vez que o uso de cache não-volátil do tipo SLC é o grande responsável por melhorar o desempenho do armazenamento interno. Inclusive, tal tecnologia é a mesma adotada em dispositivos que utilizam SSDs NVMe mobile, como o iPhones e iPads.

Vale destacar que apesar das melhorias, essa atualização no padrão pode ser considerada menor do que a presente do UFS 2.1 para o UFS 3.0, porém bastante significativa, reduzindo cada vez mais a distância entre os SSDs tradicionais para desktop.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: