Brasil, essa é sua cara!

Coluna publicada no JORNAL DO PORTO dia 29-5-2020

Brasil, essa é sua cara!

Ação (1)

A sessão da Câmara Municipal aconteceu na noite de terça-feira, devido ao "feriado relâmpago" de segunda 9 de julho, digo, 25 de maio, tanto faz. O clima mais quente da noite ficou nos pronunciamentos dos vereadores Professor Sérgio e Cabo Eduardo Pitbull, que falaram da ação que a Procuradoria Geral de Justiça encaminhou ao TJ-SP para revogar o decreto ferreirense que permitiu o funcionamento das atividades de prestadores de serviços e do comércio em geral. A matéria exclusiva do Jornal do Porto foi uma das mais acessadas no site jornaldoporto.inf.br neste ano.

Ação (2)

O primeiro a falar foi o vereador Sérgio. Ele citou o assunto porque, segundo disse, andaram dizendo em grupos de WhatsApp que a Procuradoria agiu contra o decreto municipal por ter recebido uma denúncia do grupo político do parlamentar. Ele negou veementemente que tenha tido qualquer coisa com isso.

Ação (3)

Mas não foi bem assim o entendimento do Cabo Eduardo. Ele afirmou no discurso que aquela ação da Apeoesp, que agiu após pedido do vereador Sérgio, poderia sim ter levado agora a Procuradoria Geral de Justiça a acionar o município. Uma teria influenciado a outra. "Algumas pessoas passam a vida inteira prejudicando, de forma direta ou indireta, o município e as pessoas desta cidade. Podemos defini-las como antipatriotas, porque o sub-item do patriotismo é a honestidade. E isso, eles não são", discursou. E continuou: "A pessoa que faz o mal ao seu próximo não acredita em Deus. Vendem a sua alma em busca de dinheiro e poder". Ao final, disse que não ia "estender o chiclete" para não fazer "politicagem na angústia dos outros, mas que a fogueira estaria crescendo e vocês vão passar por ela".

As pastas

Semana passada o Jornal do Porto trouxe reportagem que questionava qual o critério a Câmara teria usado para escolher um fornecedor de pastas, já que duas empresas apresentaram o mesmo preço pelo produto. Esperávamos, em nome da "transparência", que algum vereador se manifestasse a respeito e explicasse. Mas fingiram que não era com eles.

Os vices (1)

As definições sobre quem vai disputar o cargo de prefeito nas eleições de outubro (ou dezembro?) ainda são uma incógnita. Mas o que corre nos bastidores é que o prefeito Rômulo Rippa tentará a reeleição, que o ex-prefeito André Braga vai ser o candidato do PSDB e que o MDB do ex-prefeito Maurício Rasi vai lançar alguém, provavelmente o vereador Élcio Arruda, já que o delegado aposentado ainda tem probleminhas na Justiça. Não deve sair muito disso o cenário. Só que ganhou força esta semana a especulação sobre os supostos vices. Então, vamos lá.

Os vices (2)

Começando na hipótese de Rômulo ser candidato à reeleição. O primeiro nome que vem à mente é o do atual vice, Dr. Saldanha, que foi para o Podemos. Alguém que só ajudou e não atrapalhou. Mas, na política, as coisas não são tão simples. Assim, especulam-se outros nomes. Outro partido de apoio a Rômulo, o PP, tem nomes em evidência, como os vereadores Marcelo Ozelin, Dentinho e Cabo Eduardo Pitbull

Os vices (3)

Ainda entre os aliados do prefeito, todos os vereadores da base aliada podem ser considerados potenciais vices. Tem o pessoal do Republicanos, com três vereadores da bancada evangélica (Kiko Mecânico, Renato Rosa e Ismael da Farmácia). Além, é claro, do presidente da sigla, o Marcelo Gomez Padilha.

Os vices (4)

E fechando o rol dos vice-prefei-turáveis, temos como novidade o coronel Valdemir Guimarães Dias, que se filiou ao PTB. Um nome "descontaminado", vamos dizer assim, que goza de prestígio com muitos setores da sociedade. E, por que não, Carlos César Berque, do PDT? O professor sempre obteve boas votações, apesar de andar meio apagado nos últimos tempos.

Os vices (5)

Já no grupo de André Braga, caso ele venha mesmo a ser o candidato a prefeito, e não uma das irmãs (Renata ou Daniela), a disputa pelo vice parece também a todo vapor. O nome mais falado é o de Edvaldo Ranzani, do Avante, que é o marqueteiro por trás das ações dos últimos meses, como as campanhas Porto Amor Solidário, Sororidade Ferreirense e, agora, Nós Vamos Sair Dessa Juntos.

Os vices (6)

Mas tem outros nomes no grupo braguista, como o vereador Gideon dos Santos, que foi para o DEM, de outro membro do Avante, o Marcelo Cabeleireiro, e ainda foi ventilado o nome do pastor Júlio Fabiano, que está no PSL. E outro também muito bem cotado seria Dr. Paulo Saad.

Os vices (7)

Mas aí entra a pulguinha. Na manhã de quarta-feira o ex-prefeito Maurício Rasi e o vereador Élcio Arruda teriam sido vistos entrando na igreja do pastor Júlio. Seria o religioso um novo articulador do grupo Braga, que estaria tentando trazer Élcio como candidato a vice de André?

Os vices (8)

Não custa lembrar que correram muitos boatos tempos atrás sobre encontros em cafés e postos de gasolina entre os ex-prefeitos André e Maurício, com articulação de Ranzani. Dizem que disso não saiu nenhuma aliança, mas houve um pacto de não agressão entre os grupos, e que o adversário comum seria Rômulo. Agora, esta visita de quarta-feira poderia "confirmar o namoro" lá de trás, só mudando a articulação, que ficaria com o pastor. A ver.

Os vices (9)

Bem, mas caso Élcio Arruda seja o candidato do MDB a prefeito, quem seria o vice? Além de um novo nome surgindo dentro do MDB que esteve aqui na redação se colocando como pré candidato Henrique Perondi, na qual teremos uma entrevista com o proprio dizendo sobre suas futuras intenções dentro do partido, mas voltando aos vices chegaram até a falar de Maguila, ex-vereador que ingressou no partido, mas que este estaria um pouco desprestigiado. A princípio, Maurício Rasi gostaria de ter o despachante e ex-presidente do PFFC, Kiko Ribeiro, como vice. Aliás, desde 2012 se fala nisso. Mas agora as coisas travaram um pouco, porque o irmão de Kiko, o ex-vereador Toninho Ribeiro, ingressou no PP, partido aliado a Rômulo, e deve disputar as eleições deste ano. Ficaria estranho os irmãos concorrerem por grupos diferentes.

Apoio

O prefeito Rômulo Rippa ganhou um inesperado apoio no último final de semana. Um empresário conhecido na região das lojas da cerâmica e decoração, que até tempos atrás era um ferrenho crítico do chefe do Executivo, gravando até vídeos na avenida do Comércio, diz que mudou de ideia. Vendo o esforço do prefeito em tentar manter as atividades econômicas do município em meio a pandemia e decretos estaduais contrários, escreveu em sua rede social: "Minha cidade é a única da região que tem o comércio aberto, graças ao nosso Prefeito. [...] Dou meu braço a torcer. Rômulo Rippa, prefeito de Porto Ferreira ganhou um cabo eleitoral na próxima eleição". Quem diria.

O mundo dá voltas

Parece que tem um traque rodando por aí. Só deixo um lembrete: enquanto houver bambu, tem gente levando no chu. Nada como um dia após o outro.

O inquérito das fake news

A Polícia Federal cumpriu quarta-feira mandados de busca e apreensão contra alvos do inquérito sobre uma rede de divulgação de notícias falsas contra autoridades, em especial ofensas, ataques e ameaças contra ministros do Supremo. Entre os investigados estão deputados federais e estaduais (de SP) do PSL que apoiam o governo Bolsonaro, blogueiros e empresários bolsonaristas.

Campanha na mira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, é relator do caso e foi o responsável por expedir as ordens. Ele determinou quebras de sigilos fiscal e bancário de suspeitos no período de julho de 2018 a abril de 2020, que abrange a campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro.

Foro privilegiado

Deputados bolsonaristas também são investigados. Eles não foram alvo de buscas e apreensões, mas serão ouvidos no inquérito em até dez dias. Segundo determinação judicial, eles devem preservar todas as suas publicações em redes sociais, sem apagá-las.

A reação do procurador-geral

Augusto Aras pediu a suspensão do inquérito das fake news. O procurador-geral da República se disse surpreendido pela operação "sem a participação" do Ministério Público, necessária para preservar "garantias fundamentais". A investigação é contestada desde que foi aberta, em março de 2019.

A reação do ministro da Justiça

O ministro da Justiça, André Mendonça, apresentou também um habeas corpus preventivo em nome dos investigados e do titular da Educação, Abraham Weintraub, convocado a prestar depoimento no inquérito por defender a prisão de membros do Supremo em reunião no Planalto.

A reação do presidente

No Twitter, Jair Bolsonaro disse que as operações são "um sinal de que algo de muito grave está acontecendo com nossa democracia". Em live que contou com a participação de alguns dos investigados, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, disse que entende ser iminente "um momento de ruptura". Pra bom entendedor, pingo é letra.

A liberdade de expressão

Alvos da operação, empresários, comunicadores e deputados dizem que o inquérito fere a liberdade de expressão. Para alguns analistas, o STF avança o sinal, mas que o financiamento da rede de fake news tem que ser investigada, isso tem.

Guia prático da PF

Polícia Federal contra o governador do Rio. Polícia Federal contra a rede de fake news. Presidente suspeito de interferir na Política Federal. Polícia Federal suspeita de vazar informação para a família Bolsonaro. Nunca se falou tanto na Polícia Federal.

Protesto judaico

O Comitê Judaico Americano protestou quarta-feira contra post do ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, que compara o inquérito das fake news aos expurgos nazistas. A organização considerou o post "profundamente ofensivo" e disse que "isso precisa parar imediatamente".

A flexibilização de Doria

O governo paulista anunciou quarta-feira um plano de saída da quarentena, que divide o estado em regiões com base na gravidade da pandemia do novo cornavírus e cria cinco níveis graduais de reabertura. Especialistas em saúde consideram que a medida é prematura.