Facebook lança plataforma para pequenos negócios venderem na internet

Facebook lança plataforma para pequenos negócios venderem na internet

Com as preocupações em torno da atual crise econômica, agravada pela pandemia da COVID-19, muitas empresas estão agindo para ajudar pequenos empresários a manterem seus negócios. O Facebook, por exemplo, lançou o novo recurso Lojas do Facebook para que as pequenas empresas possam criar lojas online e oferecer seus produtos e serviços pela rede social.

A iniciativa é semelhante a algumas adotadas pela empresa no Instagram. No caso das Lojas do Facebook, o empresário seleciona os produtos a serem oferecidos e escolhe uma cor e foto para a página, tudo sem precisar de conhecimentos técnicos. A página pode, então, ser linkada ao perfil da empresa no Facebook e/ou Instagram, além de publicações nas redes.

O recurso conta ainda com integração aos aplicativos de comunicação do Facebook, oferecendo a opção de contato por WhatsApp, Direct do Instagram ou Messenger. Segundo a empresa, o plano é que até o processo de venda possa ser oferecido por chat.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

As Lojas do Facebook serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses. A rede social divulgou ainda planos para oferecer mais integrações com os apps da empresa, incluindo o novo Instagram Shop.

Empresas poderão oferecer seus produtos no Facebook e Instagram (imagem: Facebook)

Loja no Instagram e vendas durante lives

Outra opção anunciada para oferecer produtos e serviços é o Instagram Shop. O serviço começou a ser liberado nos Estados Unidos e terá uma aba de navegação própria no aplicativo. Marcas e criadores famosos também terão a possibilidade de oferecer produtos aos seguidores, além da chance de serem destacados na vitrine especial do perfil @shop.

Uma integração das Lojas do Facebook que será oferecida às empresas é a opção de listar produtos durante as lives. A marcação do produto exibirá um atalho para que os seguidores obtenham mais informações – e possam eventualmente adquirir o item.

Assim como as Lojas do Facebook, o Instagram Shop e as compras ao vivo não têm previsão para chegar ao Brasil; a rede social informou que disponibilizará os recursos nos "próximos meses".

Leia a matéria no Canaltech.

Acompanhantes Goiania